29/07/2007

SEGUNDO A PLACAR, TORCIDA COLORADA É A MENOS ESTRESSADA DO BRASIL

Uma matéria publicada na Revista Placar do mês de julho (páginas 82 e 83) traz um ranking das tocidas mais estressadas do Brasil. Para fazer o levantamento, a publicação se baseou na fórmula criada por um grupo de estatísticos ingleses, na qual é levado em conta oito itens: derrotas de virada, falta de vitórias em casa, eliminações em mata-matas, derrotas em finais, disputa de pênaltis, técnicos demitidos, desespero até as rodadas finais e o 'efeito ioiô', a quantidade de vezes que um time foi rebaixado ou promovido.

O modelo inglês foi adaptado às 20 equipes da primeira divisão brasileira. As tabelas dos Campeonatos Brasileiros e dos torneios de mata-mata - sem considerar o Brasileirão deste ano - mais os resultados dos torneios estaduais, da Copa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e da Libertadores da América até as semifinais foram analisaos. Depois de atribuir pontos aos dez primeiros colocados de cada um dos oito fatores, chegou-se ao resultado final do ranking.

O 'Estressômetro Placar' indicou que a torcida do América-RN é a que mais tem sofrido com os insucessos do time, principalmente em função de um histórico de resultados ruins em Natal e também por ter caído e subido 16 vezes desde 1971.

Campeão da Tríplice Coroa, o Inter não somou nenhum ponto nos oito critérios. Desta maneira, os colorados foram considerados os torcedores menos estressados do país. Vale a pena conferir na Placar!


Outras notícias
Loja Virtual