05/05/2007

INTER UTILIZA VÍDEOS PARA APERFEIÇOAMENTO

Por Alexandre Corrêa (textos) e
Alexandre Lops (fotos)

A nova comissão técnica do Inter comandada pelo técnico Alexandre Gallo trouxe para o Beira-Rio alguns novos conceitos do futebol profissional. O time profissional utilizará a tecnologia de vídeo para estudar adversários, fazer correções individuais em cada atleta e montar estratégias de jogo. Para isso, o clube contratou o especialista no assunto Cláudio Grillo (foto), que deixou o São Paulo onde trabalhou por 10 anos e a partir de agora passa a trabalhar no Inter. ?O Inter já faz um trabalho semelhante com as categorias de base. Agora, vamos instituir isso também no time profissional?, conta Grillo.

O profissional já montou uma ilha de edição no Beira-Rio, onde poderá editar e montar vídeos para auxiliar a comissão técnica. O trabalho funciona assim: o técnico pede imagens de algo específico para Grillo, que monta vídeos de geralmente 10 minutos para que o treinador possa utilizar no trabalho de orientação dos atletas. O treino coletivo de sexta-feira, em Bento Gonçalves, por exemplo, já foi registrado em vídeo para a comissão técnica. ?O atleta tem mais facilidade de assimilar o que pedimos quando está vendo ao mesmo tempo que orientamos?, explica o técnico Gallo.

Dessa forma, Grillo pode captar as imagens tanto de treinamentos, como jogos, como de algum atleta ou setor da equipe em específico de acordo com as orientações da comissão técnica. Para isso conta com equipamento de última geração como ilha de edição, computadores com softwares específicos, câmeras e notebooks. Tecnologia que foi desenvolvida ao longo de uma década de trabalho no São Paulo. ?O Inter é um campeão mundial e tem estrutura que não deve em nada a qualquer clube de ponta do mundo. Quando saí do Morumbi, recebi três convites, mas priorizei o Inter pela estrutura e pelo grande profissional que é o Gallo?, elogia Grillo.


Outras notícias
Loja Virtual