04/05/2007

MANOEL FALEIRO, O NOVO PREPARADOR FÍSICO DO INTER

Por Alexandre Corrêa (textos) e
Alexandre Lops (foto)

Um carioca com experiência de três décadas no futebol é o novo preparador físico do Inter. Manoel Faleiro chegou ao clube com credenciais de quem já trabalhou até na Seleção Brasileira em 1984. Em poucos dias de trabalho durante a intertemporada que está sendo realizada em Bento Gonçalves para a disputa do Brasileirão e da Recopa, o novo titular da preparação física já conquistou a todos com seus métodos de trabalho. ?Trabalho sempre que é possível com a bola nos exercícios. Com isso, o jogador trabalha com prazer?, explica.

Faleiro começou a carreira em 1977 no Campo Grande, do Rio de Janeiro. Depois começou uma trajetória vencedora que passou por clubes como Vasco, Santos, Portuguesa, Sport, Corinthians, Juventude e até pela Seleção Brasileira em 1984, quando o técnico era Edu Antunes, irmão de Zico. Recentemente conquistou ao lado do técnico Gallo o campeonato pernambucano. Antes, tinha feito parte da comissão técnica que venceu o Campeonato Brasileiro 2004.


Manoel Faleiro conquistou o grupo colorado com seu método de trabalho

Formado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco, do Rio, e pós-graduado em técnico de futebol pela UERJ, Faleiro já trabalhou com o ex-preparador físico do Inter Paulo Paixão, de quem é muito amigo. Os dois comandaram a preparação física do Vasco na campanha de 1984, quando o time carioca ficou com o vice-campeonato brasileiro. ?O Paixão é um grande amigo. Quando éramos jovens, dávamos carona um para o outro para ir trabalhar no Vasco?, relembra.

Sobre as competições que o Inter irá disputar, o novo preparador físico acredita que o Inter tem boas condições de vencer tanto a Recopa quanto o Campeonato Brasileiro. ?Todo o profissional que chega a um clube campeão mundial como é o Inter vem com o objetivo de fazer uma bela campanha e buscar novos títulos?, diz.

Para ter sucesso no Brasileirão, uma competição longa que dura cerca de oito meses, o segredo é estar pronto para as dificuldades naturais que vão surgir ao longo do campeonato. ?O Inter está com um boa base física. Mas o fundamental é saber administrar os problemas que vão acontecer ao longo da competição, como lesões, suspensões, troca de jogadores. Quem souber administrar isso levará vantagem?, ensina.


Outras notícias
Loja Virtual