19/04/2007

AVALIAÇÕES TÉCNICAS DO INTER GARIMPAM TALENTOS

O Internacional é um dos clubes do Brasil que mais investe na descoberta e formação de jogadores. Com essa finalidade é que existe o setor de avaliações técnicas das categorias de base, no qual jovens de 12 a 18 anos podem mostrar seu futebol através de um acompanhamento técnico coletivo.

Se tornar jogador de futebol de um grande clube é o sonho da maioria desses garotos, ainda mais quando esse sonho começa no Inter, que a tem a tradição na descoberta de talentos da bola desde a infância. Falcão, Carpegiani, Dunga, Taffarel, Lúcio, Daniel Carvalho, Nilmar, Rafael Sobis e Alexandre Pato são apenas alguns nomes entre tantos que confirmam a vitoriosa história colorada na revelação de jogadores vindos das categorias de base do clube.

Os processos para alcançar esse objetivo são variados. No Inter, esse trabalho começa pelas avaliações técnicas das categorias de base e por um estágio de acompanhamento das táticas com bola através do time piloto. ?É um produto de avaliação que se destaca por ser inovador. Temos como objetivo a avaliação de jogadores de forma qualitativa e com vagas limitadas para melhor rendimento e observação da capacidade técnica de cada garoto?, analisa o coordenador Antonio Carlos Dutra.

As chamadas ?peneiras? não existem mais, pois eram uma forma rudimentar de observação dos garotos. A equipe é formada pelo coordenador Antonio Carlos Dutra, pelo professor Luiz Cláudio Sanzi, pelos avaliadores e ex-jogadores do Inter, Dorinho, Popéia e Pinga, e pelos estagiários Eduardo Costa e Adilson Bastos.

A descoberta de um craque começa com a pré-seleção de garotos de todas as regiões do estado com idades entre 12 e 18 anos. As inscrições para os testes são realizadas mensalmente pela coordenação. Em março foram 218 jogadores inscritos, sendo que dez garotos foram selecionados. O processo de testes para observação dos inscritos em abril está em andamento.

As inscrições para novas avaliações serão abertas a partir do dia 2 de maio. Informações pelo telefone (51) 3230-4687, de segunda a sexta-feira, das 10 ás 17 horas.


Outras notícias
Loja Virtual