14/02/2020

Raio-X: tudo sobre o Gre-Nal 423

É dia de Gre-Nal! O Clube do Povo recebe, neste sábado (15/02), às 16h30, seu maior rival, em confronto único das semifinais do primeiro turno do Gauchão. Clássico de número 423 na história, envolve líder do Grupo A, Inter, e segundo colocado da chave B, Grêmio. Para ficar por dentro de tudo sobre mais um capítulo da maior rivalidade do país, confira, abaixo, o mais completo - e vermelho - Raio-X da web.


O Inter

O Clube do Povo chega para a semifinal do primeiro turno do Gauchão invicto na temporada. Além de um empate e uma vitória na Libertadores, o Colorado soma quatro triunfos no campeonato estadual, resultados que se somam a um empate, em zero a zero diante do Ypiranga, na consolidação da melhor campanha do torneio. Ao todo, o Inter marcou 10 gols e sofreu somente quatro no certame.

Na estreia do Gauchão, realizada contra o Juventude, em Caxias, no dia 23 de janeiro, a vitória foi colorada pelo placar de 1 a 0, gol de Thiago Galhardo cobrando pênalti. Três dias depois o Beira-Rio sediou grande exibição alvirrubra. Com gols de Edenilson, D'Alessandro e Guerrero, o Clube do Povo bateu o Pelotas por 3 a 1. Já no dia 29 a vítima foi o São Luiz, em Ijuí, com Thiago Galhardo, Moledo, D'Alessandro e Edenilson marcando no triunfo por 4 a 3, sucedido pela única igualdade, registrada em Erechim. Por fim, no sábado passado, dia 8, o Inter superou, através de Heitor e Marcos Guilherme, o Novo Hamburgo, escore de 2 a 0.

A preparação para o clássico eliminatório foi encerrada na tarde desta sexta-feira (14/02), no CT Parque Gigante. O começo das atividades foi aberto para a imprensa fazer imagens. Depois, o técnico Eduardo Coudet comandou, com privacidade, o trabalho que definiu o time que entrará em campo no Gre-Nal 423.

carregando galeria...


O rival

O Grêmio chega para o confronto eliminatório deste sábado após encerrar a fase de grupos na segunda colocação da chave B. Ao todo, a equipe da zona norte de Porto Alegre somou 9 pontos em cinco partida disputadas, somando três vitórias, contra São José, Brasil de Pelotas e Esportivo, além de dois reveses, para Caxias, por 2 a 0, e Aimoré, 2 a 1. Foram nove os gols marcados pelos gremistas, contra cinco sofridos.

Na última vez que foi a campo, exatamente contra o Aimoré, o Grêmio do técnico Renato Portaluppi esteve escalado com Vanderlei no gol; Victor Ferraz, Paulo Miranda, David Braz e Bruno Cortez na defesa; Lucas Silva, Maicon, Luciano, Alisson e Everton no meio de campo; Diego Souza no ataque. Patrick, Thiago Neves e Ferreira ainda atuaram no confronto, disputado no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.


Sábado de Inter!

Gre-Nal é diferente. Na nossa casa, especial. Amanhã disputaremos o de número 120 no Gigante. Palco do maior de todos, do Hepta em 1975, da arrancada de Fabiano, do Gol Mil. Você está pronto para viver mais um sábado inesquecível? Ainda é tempo de garantir sua presença no clássico 423 da história!

Com serviço de jogo liberado na última terça-feira, o clássico Gre-Nal segue com Check-In disponível para os sócios, além de ingressos à venda para todo o povo colorado. A Torcida Mista, localizada na Superior Norte, lado da Padre Cacique, também segue com comercialização de entradas. Clique aqui para mais informações!


Arbitragem - com volta do vídeo

Jean Pierre Lima apita, auxiliado por Lúcio Beiersdorf Flor e Leirson Peng Martins, trio gaúcho. VAR: Carlos Braga, do Rio de Janeiro.


Transmissão raiz


Hiran disputando Gre-Nal com as cores do Inter. Foto: Divulgação

Dona da transmissão mais vermelha do web e do FM, a Rádio Colorada anuncia cobertura especial para o Gre-Nal deste sábado. Contando com os precisos comentários de Hiran, ex-goleiro alvirrubro no início dos anos 2000, e Pinga, ídolo colorado campeão da Copa do Brasil em 1992, a emissoria oficial do Clube do Povo estará no ar a partir das 15h30 com a apresentação do 'Portões Abertos', pré-jogo feito de torcedor para torcedor. Entre as entrevistas exclusivas confirmadas para antes de a bola rolar estão Gabrieli Chanas e André Damasceno, cônsules culturais, e Leonardo Menezes, representando a Escola Rubra.


Pinga: o penúltimo em pé da esquerda para a direita

Uma vez encerrada a transmissão da partida, que será marcada por grande interatividade junto à torcida colorada via Interzap, número (51) 991894124, a emissora oficial do Clube do Povo seguirá no ar por mais uma hora, trazendo toda a repercussão do confronto. A cobertura poderá ser acompanhada via FM 95,5 ou Site e App do Inter.

Quem segue as redes sociais do Inter (@scinternacional no Twitter, Instagram e Facebook) conta com o mais completo minuto a minuto da web, recheado de vídeos e imagens compartilhados de maneira instantânea. Na TV, Premiere e RBS anunciam transmissão.


Chaveamento para a final

A equipe campeã do primeiro turno do Gauchão, também chamado de Taça Ewandro Poeta, estará garantida na grande decisão do Estadual, a ser disputada entre os vencedores de cada turno. Paralelo ao Gre-Nal, o outro confronto semifinal acontece entre Ypiranga e Caxias. Marcado para as 16h de domingo no Centenário, o duelo terá mando de campo da equipe serrana.

Líder e vice do Grupo A, Inter e Ypiranga se enfrentaram no dia primeiro de fevereiro, em Erechim


Uma hegemonia de mais de 70 anos

Foi em 1945, contando com o imparável Rolo Compressor, que o Clube do Povo assumiu a ponta no histórico dos Gre-Nais, superando seu rival em número de vitórias. Desde então, a supremacia vermelha jamais foi tomada. Pelo contrário, cresceu a tal ponto que, na atualidade, o Inter soma 24 triunfos a mais do que os azuis.

Ao todo, das 156 vitórias conquistadas pelo Colorado em clássicos, 99 vieram em partidas de Citadino ou Gauchão. Neste sábado, buscaremos nova alegria. O retrospecto recente de partidas eliminatórias em turnos de Gauchão serve, também, de apoio na caminhada rumo a mais uma jornada inesquecível. Nas duas últimas vezes que enfrentamos a equipe da zona norte de Porto Alegre em mata-mata do tipo, saímos com a vitória. 

O maior dos clássicos: Gre-Nal do século completou 31 anos na última quarta-feira, dia 12 de fevereiro


As quartas da Taça Piratini, em 2013

O último Gre-Nal eliminatório de Gauchão no formato de dois turnos aconteceu em 2013. Realizado no Estádio Centenário, em Caxias, no dia 24 de fevereiro, o duelo foi encerrado vitória colorada pelo placar de 2 a 1. Forlán, de pênalti, abriu o marcador, que foi ampliado por Rodrigo Moledo. Já iniciando a última metade da etapa final, Willian José, também da marcada da cal, finalizou o escore.


A decisão do segundo turno, em 2012

Inter e Grêmio decidiram a Taça Farroupilha, segundo turno do Gauchão, no ano de 2012. Disputado em 29 de abril, o clássico, acompanhado por mais de 20 mil pessoas em um Beira-Rio de estrutura já combalida por conta das obras de reforma, definiria qual equipe de Porto Alegre estaria na final do Estadual, uma vez que o turno de abertura do torneio fora vencido pelo Caxias. Dátolo, aos 36 minutos, abriu o placar para o Inter. Na etapa final, Werley empatou, mas Fabrício, aos 31, deu números finais ao confronto, garantindo o tirunfo alvirrubro, fundamental para o bicampeonato do Rio Grande, que em breve seria conquistado.


Outras notícias
Loja Virtual