22/11/2019

Quarta edição do curso Pensando Futebol aborda legado do futsal na formação e treinamento do futebol

Salão do Conselho Deliberativo recebeu centenas de pessoas para o evento (Fotos: Eduardo Schemes)

Em iniciativa da vice-presidência de planejamento do Internacional, foi realizada durante esta sexta-feira (22/11) a 4ª edição do curso Pensando Futebol. Desta vez, com o tema 'Legado do Futsal na Formação e Treinamento do Futebol', que levou ao Salão Nobre do Conselho Deliberativo diversos especialistas do tema, tanto das quadras quanto dos gramados, e centenas de profissionais e estudantes do cenário esportivo. Como de costume, o curso contou com parceria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS).

A abertura e primeira apresentação do dia esteve a cargo do atual treinador do time principal masculino do Inter, Zé Ricardo, que levou toda sua experiência no mundo da bola, iniciada dentro das quadras de futebol de salão. Entre os temas, o treinador colorado falou sobre a sua primeira paixão no esporte, o futsal, além de tratar das adaptações e fundamentos aproveitados dentro do futebol.

Técnico Zé Ricardo palestrou na quarta edição do Pensando Futebol

Na sequência, foi a vez do trio de professores da ESEFID/UFRGS, Rogério da Cunha Voser, Thiago José Leonardi e Guy Ginciene, abordando as evidências científicas do processo ensino/aprendizagem do futsal e do futebol. Foram apresentadas pesquisas atuais realizadas pelo mundo afora sobre comportamentos específicos entre as duas modalidades, semelhanças estruturais e funcionais, além de comportamentos do cérebro na tomada de decisão e exemplos de grandes jogadores do futebol que iniciaram no salão.

O Celeiro de Ases esteve representado pelo treinador do time sub-20, Fábio Matias, e Wilson Souza, professor do Aprimorar, apresentando o painel 'Formação do Jogador Inteligente'. Além das atividades de potencialização de repertório e criatividade aplicadas no projeto, esteve em pauta o desenvolvimento cognitivo, capacidade de absorção do atleta e metodologias de treinamentos.

Por fim, foi a vez do treinador da Seleção Brasileira de Futsal e da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), Marquinhos Xavier, apresentando o tema 'Aspectos da Transição do Futsal ao Futebol'. Entre os assuntos abordados, o treinador falou sobre as diferenças e semelhanças entre as duas modalidades, a importância do tempo de ação e resposta, ação mental e ação motora, além das diferenças de ocupação de terreno.

Esta foi a quarta edição do curso oferecido pelo Internacional, que tem como público-alvo conselheiros, diretores, sócios e funcionários do Clube, além de acadêmicos e profissionais da área. O primeiro módulo aconteceu ainda em novembro de 2017, apresentando o tema "Futebol Moderno: Tendências". Em setembro de 2018, a segunda edição do curso apresentou o "Processo Formativo de Jovens Talentos", enquanto, em maio do corrente ano, o assunto tratado foi "Processos de Gestão".


Outras notícias
Loja Virtual