11/11/2019

Pensando Futebol: inscrições abertas para a quarta edição

Dando continuidade à série Pensando Futebol, que já soma três cursos realizados de forma exitosa, todas marcadas por grande número de participantes e presença de renomados palestrantes, o Internacional tem o prazer de apresentar o quarto módulo da série, intitulado "Legado do Futsal na Formação e Treinamento do Futebol". O evento ocorrerá no dia 22 de novembro, uma sexta-feira, no Auditório do Conselho Deliberativo do Clube, localizado ao lado do Portão 7 do estádio Beira-Rio. Clique aqui para mais informações e já aproveite para garantir sua presença! INSCRIÇÕES ATÉ AS 18H DESTA QUINTA (21/11)

Em função da necessidade de se promover processos de capacitação que permitam instrumentalizar qualitativamente profissionais para adequado processo de ensino e treino do futebol, atualmente, nos clubes de futebol, existe uma tendência bastante acentuada em utilizar o futsal como ferramenta metodológica em concomitância com o futebol, especialmente nas categorias da base. Com isso, é possível aumentar a probabilidade de maior riqueza no desenvolvimento de habilidades e capacidades coordenativas na formação de atletas para o futebol de campo.

É exatamente visando ao atendimento desses pressupostos que se faz necessária adequada preparação de todos aqueles envolvidos no processo de ensino e treino de uma equipe - comissão técnica e demais integrantes -, para que então adquiram conhecimento, técnicas e instrumentos que permitam atuar com competência no seu ambiente de trabalho. Confira a programação do curso:

Data: 22/11/2019

13h30 – 14h – Credenciamento;

14h – 14h30 - Abertura, com a presença de Zé Ricardo (treinador da equipe principal do Internacional);

14h30 – 16h - Evidências Científicas do Processo Ensino/Aprendizagem do Futsal e do Futebol, com Rogério da Cunha Voser, Thiago José Leonardi e Guy Ginciene (Professores ESEFID/UFRGS);

- Pesquisas na Área, Semelhanças Estruturais e Funcionais, Transferência dos Elementos Técnicos Táticos do Futsal para o Futebol.

16h – 16h10 - Intervalo;

16h10 – 17h40 - Formação do Jogador Inteligente, com Fábio Matias (treinador da equipe sub-20 do Internacional);

- Aspectos Funcionais/Operacionais, Planejamento de Conteúdos, Desenho/Execução e Prática do Treino do Futebol (Contextualização de elementos do Futsal para o Futebol na sessão de treino).

17h40 – 18h20 - Coffee-Break;

18h20 – 19h50 - Aspectos da Transição do Futsal ao Futebol, com Marquinhos Xavier (treinador da ACBF e da Seleção Brasileira de Futsal)

- Processos da Tomada de Decisão (Pensamento X Ação), Utilização dos Meios Táticos (Ofensivos/Defensivos), Adaptação de Conceitos.

19h50 – 20h10 – Encerramento

O primeiro módulo organizado pelo Internacional aconteceu em novembro de 2017, apresentando o tema "Futebol Moderno: Tendências". Em setembro de 2018, a segunda edição do curso apresentou o "Processo Formativo de Jovens Talentos", enquanto, em maio do corrente ano, o assunto tratado foi "Processos de Gestão".

Auditório do Conselho recebeu grande público em edição realizada no último mês de maio

O público-alvo são conselheiros, diretores, sócios e funcionários do Clube, além de acadêmicos e profissionais da área. As vagas são limitadas. 


Outras notícias
Loja Virtual