21/10/2019

Representantes colorados recebem honraria na comemoração dos 127 anos do Primeiro Batalhão de Polícia Militar

Mais antigo Batalhão da Brigada Militar, conhecido como "Batalhão de Ferro", o Primeiro Batalhão de Polícia Militar (1ºBPM) realizou, na manhã desta segunda-feira (20/10), formatura alusiva aos seus 127 anos. Os festejos foram presenciados por uma comitiva colorada que não apenas representou o Clube do Povo, como também foi agraciada com honrarias entregues pelo tenente coronel Leandro Oliveira da Luz, comandante do Batalhão.

Estiveram no evento João Patrício Herrmann, primeiro vice-presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, vice-presidente de Administração e Finanças, Marcelo Poloni, vice-presidente de Patrimônio, Luciano Elias, diretor executivo de Administração, Giovane Zanardo, diretor executivo de Finanças, Osmair Silva, coordenador de Segurança, e Matheus Costa e Silva, gerente de Patrimônio. Cada um deles recebeu a Comenda do Primeiro Batalhão, honraria que distingue personalidades civis e militares que tenham contribuído para o desenvolvimento e engrandecimento do Batalhão de Ferro. A homenagem, destaque-se, também foi entregue aos familiares do soldado Gustavo de Azevedo Barbosa Júnior, falecido em julho deste ano, em serviço. Ele era filho de Gustavo Azevedo Barbosa, colaborador do Departamento de Marketing do Clube.

Osmair (E), João Patrício Herrmann (C) e Matheus Costa (D)

Criado em 1982, denominado primeiramente 1º Batalhão de Infantaria, depois 1º Batalhão de Caçadores e 1º Batalhão da Guarda até chegar ao atual nome, o prédio, localizado na Rua Dezessete de Junho, número 387, já vivenciou inúmeros capítulos marcantes na biografia da capital gaúcha. Logo em seus primeiros anos, por exemplo, esteve envolvido na Revolução Federalista, enquanto, já no século XX, exerceu papel de protagonista nas Revoluções de 1930 e Constitucionalista, em 1932. Definitivamente, trata-se de um patrimônio marcado na história de Porto Alegre, e que merece ser celebrado como tal.

Panorama do evento na fachada externa do 1ºBPM


Outras notícias
Loja Virtual