29/08/2019

'Precisamos falar sobre doação de órgãos': evento debate o tema no Museu do Inter

Um tema de suma importância esteve em pauta na noite desta quinta-feira (29/08), no Beira-Rio. Em bate-papo organizado pelo Relacionamento Social, através da Diretoria Feminina, e parceria do Museu do Inter, local do evento, foi realizado o 'Precisamos falar sobre doação de órgãos - o coração colorado sempre bate mais forte na hora de ajudar'.

Com entrada gratuita ao público, o evento contou com a participação de pessoas especialistas no assunto. A doutora Sandra Lúcia Coccaro de Souza, médica coordenadora da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do RS, e Naida Teresinha Guterres Machado, psicóloga também da central, agregaram suas experiências atuando na área, trazendo informações sobre como ser doador, os critérios, abordagem e elucidação dos familiares, além de tirar dúvidas do público presente.

Outra convidada especial foi Liége Gautério, colorada e primeira atleta brasileira a conquistar medalha de ouro nos Jogos Mundiais de Transplantados. Ela contou um pouco sobre a sua trajetória e agradeceu ao Inter pelo apoio e oportunidade: "Gratidão ao meu Inter que me apoiou e incentivou para que eu pudesse realizar mais esse sonho. Obrigado por todo o apoio à causa da doação de órgãos", reconheceu Liége, que ainda doou uma réplica da medalha conquistada nos Jogos de Newcastle, na Inglaterra, para as organizadoras do evento.

Também estiveram presentes dirigentes, conselheiras, gestoras, médicas e convidadas, muitas contando suas experiências, além de colorados e coloradas que aguardam órgãos.

"É uma ação de continuidade a outras que já havíamos feito previamente, abrindo os olhos da sociedade para a doação de órgãos e a importância da divulgação do assunto. É um tema que precisa ser sempre falado e, agora em setembro, aproveitaremos a deixa do mês para dar um destaque ainda maior", comentou Mirela Ferrari, da Diretoria Feminina, ao final do evento. Ele refere-se ao Setembro Verde, mês que marca a conscientização para a doação de órgãos.

LEMBRE-SE: SEJA DOADOR DE ÓRGÃOS! AVISE SUA FAMÍLIA!


Outras notícias
Loja Virtual