12/07/2019

Museu do Inter é palco do workshop 'Mulheres e o Futebol Feminino: Perspectiva no Pós-Copa do Mundo'

Em nova iniciativa pioneira, o Clube do Povo deu voz e trouxe à tona uma importante pauta nesta quinta-feira (11/07), com a realização do workshop 'Mulheres e o Futebol Feminino: Perspectiva no Pós-Copa do Mundo'. Além do impacto do torneio mundial de 2019, que registrou a maior audiência da história, o evento abordou temas como o fortalecimento da modalidade junto às entidades e marcas, cobertura da imprensa, percepção do público de um modo geral e, claro, o crescimento das Gurias Coloradas. O encontro ocorreu dentro do Museu do Inter, que foi parceiro da vice-presidência se Relacionamento Social, através da Diretoria Feminina, na realização do evento.


Público compareceu e participou do debate no Museu do Inter 

Foi a segunda edição do wokshop aberto ao público - em 2018, tratou da presença das mulheres nos estádios, sobretudo no Beira-Rio. Já em 2019, o evento trouxe como convidadas ao painel a atleta Fabi Simões, do Inter e da Seleção Brasileira, Duda Luizelli, coordenadora técnica da equipe feminina colorada, Samanta Klein, jornalista do Correrio do Povo, e Silvana Goellner, professora da UFRGS e dona de vasto currículo dentro da ciência esportiva.

O encontro teve como ponto focal a grande repercussão da Copa do Mundo Feminina, que bateu recordes de audiência no mundo inteiro. Ao todo, foram transmitidos jogos para 135 países, sendo o Brasil o local com o maior número de espectadores. A partida entre as seleções brasileira e francesa, pelas oitavas de final, teve a maior audiência de todos os tempos no futebol feminino, com mais de 59 milhões de espectadores ao redor do mundo.

Tudo isso fomentou a conversa e o debate sobre a realidade atual da modalidade no Brasil e quais as suas perspectivas. A rápida evolução de projeto à realidade do futebol feminino colorado, que iniciou em 2017 e hoje já disputa a Série A1 nacional, também foi destaque, assim como a estruturação feita desde as categorias de base para as meninas do Clube do Povo. As jovens do time sub-18 das Gurias Coloradas, inclusive, participaram do evento, que ainda contou com a presença de dirigentes, conselheiras, gestoras, jornalistas, torcedoras e estudantes.

A abertura contou ainda com a trilha sonora do músico Deivid Wallauer e o pontapé inicial de dirigentes envolvidos na iniciativa - Marcelo Benites, gerente geral de Relacionamento Social, Cesar Schunemamm, diretor de Futebol Feminino, Mirela Ferrari, da Diretoria Feminina, e Najla Diniz, que comanda a Diretoria de Inclusão Social.

"Em função da Copa do Mundo deste ano, o futebol feminino teve muito mais visibilidade junto ao público, como nunca antes havia tido. No ano passado, tivemos um evento voltado à presença das mulheres dentro do estádio, como torcedoras. Neste ano, já procuramos abordar o papel das mulheres dentro de campo, como protagonistas", explica Mirela Ferrari.

No final do workshop, o público ainda teve a oportunidade de conhecer de perto, pedir autógrafos e tirar fotos com a lateral colorada Fabi Simões.


Outras notícias
Loja Virtual