20/02/2007

LIBERTADORES 2007: TÁ CHEGANDO A HORA DA ESTRÉIA!

Por Aleco Mendes
Fotos: Alexandre Lops

Depois de um dos mais gloriosos anos da quase centenária história colorada, o Inter e seus milhões de torcedores voltam a sonhar. Agora o Sport Club Internacional, campeão das Américas e do mundo, busca o bi da Libertadores. E o primeiro passo é nesta quarta-feira, quando o Inter estréia contra o tradicional adversário Nacional, às 21h45min, no estádio Parque Central, em Montevidéu.

A caminhada para manter a hegemonia continental começa no Uruguai e no Inter todos só pensam em estrear com o pé direito. Em 2006, o grupo colorado provou, mesmo sem ser favorito, ter forças para buscar o tão sonhado título. Os obstáculos foram inúmeros, contando longas viagens, altitudes, adversidades climáticas e, claro, os times dentro de campo. Porém agora para defender o título as dificuldades tendem a ser maiores.


Técnico Abel Braga orienta jogadores em treino, visando a estréia

Para fazer bonito na Copa Libertadores 2007, o Inter fez uma bem planejada preparação na Serra Gaúcha no mês de janeiro. A pré-temporada colorada procurou afinar os jogadores para suportar as grandes disputas da temporada. Os jogadores e comissão técnica aprimoraram o físico, também o psicológico, além de já ter buscado informações a respeito dos futuros adversários Nacional-URU, Emelec-EQU e Vélez Sarsfield-ARG. No Beira-Rio todos sabem das dificuldades que encontrarão. ?O Inter será a equipe a ser batida. Toda a garra que demonstramos em 2006 para vencer, os adversários irão mostrar contra nós, como se fosse final de Copa do Mundo?, sintetizou o técnico Abel Braga.

Contudo o time sabe que para vencer a receita é provar mais uma vez entre as quatro linhas do gramado. Trazer à tona a tradicional raça colorada, aliada ao talento e boa preparação da equipe. ?Não adianta ficarmos falando das dificuldades, todos sabemos que elas existem, temos que pôr em prática dentro de campo. Temos que ir atrás das vitórias incessantemente, jogo a jogo?, avalia o meia campeão do mundo Alex.


Adriano tem a importante função de ligação entre o meio e o ataque colorado

O trabalho nesta semana que antecede a estréia foi intenso. Enquanto uma parte dos jogadores se preparou e trouxe a vitória de Passo Fundo no campeonato gaúcho, o restante do time treinou forte visando a difícil partida contra o Nacional. Foram atividades todos os dias, sem folga para ninguém, o Carnaval de toda a equipe foi dentro do Complexo Beira-Rio, pulando, correndo e suando muito. No último domingo, o técnico Abel Braga promoveu um treinamento coletivo, teve vitória dos titulares e destacada atuação da dupla de ataque Iarley, marcando um gol, e Luiz Adriano, com fazendo dois.

Porém, no mesmo dia, outra boa notícia trouxe ainda mais força ao time, além de comprovar outra vez o planejamento qualificado no clube. O capitão Fernandão, que há quase um mês foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal, participou de todo o coletivo, mesmo no time reserva, mostrando estar bem. Ao final do treino, Abel revelou que o jogador integraria a delegação colorada no Uruguai. Tudo isso foi resultado de um cuidadoso trabalho de bastidores, quando todos imaginavam que o craque colorado retornaria somente no mês de março.


Fernandão (E) trabalhou com o time desde domingo e é reforço no Uruguai

Depois de passados dez dias da cirurgia, Fernandão já realizava exercícios físicos com os preparadores colorados, foram corridas na esteira e musculação, sempre discretamente dentro do vestiário, tudo para manter a forma e não ter déficit no momento em que fosse liberado pelo departamento médico. ?Fiquei lá dentro, não queria gerar falsas expectativas aos torcedores. A previsão inicial era de 60 dias parado, mas me cuidei bastante e as coisas evoluem bem?, afirmou o dedicado Fernandão.

Desta forma, o meia-atacante colorado reforça o time de Abel em Montevidéu dentro e fora de campo. ?O Fernando traz mais confiança e alegria ao grupo. Aqui todos gostam muito dele?, destaca o técnico. O jogador ainda está em processo de recuperação física, apesar de não sentir mais nenhuma dor, e promete ajudar o time da forma que puder. ?Ainda não estou 100%, mas se o Abel precisar de mim eu jogo?, disse Fernandão.


Edinho é um dos responsáveis pela proteção à defesa colorada

O atacante Alexandre Pato, que recupera-se de uma lesão muscular e faz processo de regime hipercalórico para recuperar peso e massa muscular, também já vem participando de parte dos treinamentos, porém sem as condições ideais não viajou para Montevidéu. O garoto deve ter chances de estrear na Libertadores e jogar pela primeira vez dentro do Beira-Rio com a camisa do time profissional no próximo dia 28, contra o Emelec. Ìndio, Ceará e Vargas seguem em tratamento no departamento médico, sem previsão de retorno aos gramados.

Enquanto isso, o recém-contratado centroavante Christian viaja com a delegação, entretanto ainda depende de uma liberação da Fifa. O advogado do clube Daniel Cravo está em Zurique para obter o documento na sede da entidade, na Suíça. Na manhã desta terça-feira, antes de viajar para o Uruguai, sob uma chuva fina, Abel Braga promoveu um treinamento de cerca de 40 minutos enfatizando as jogadas com bola parada, além de um rachão, o famoso treino recreativo quando até o goleiro Clemer joga como atacante.


Cães de guarda: Wellington Monteiro forma com Edinho a dupla de volantes

Em busca do bicampeonato, o Inter enfrenta o Nacional nesta quarta-feira (21/02), às 21h45min, em partida válida pela estréia colorada na Copa Libertadores da América 2007. O time deve entrar em campo com Clemer; Elder Granja, Ediglê, Rafael Santos e Martin Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Adriano e Alex; Iarley e Luiz Adriano. Completam a delegação Renan, Wilson, Rubens Cardoso, Maycon, Perdigão, Fernandão, Jean, Michel e Christian. O argentino Sérgio Pezzota, que conduziu duas partidas da seleção brasileira no sul-americano sub-20, na vitória contra o Chile por 4 a 2 e frente ao Uruguai por 3 a 1, será o árbitro de Inter x Nacional. A RBS TV (canal 12) e a Sportv 2 (canal 38 da Net) transmitem ao vivo.


Outras notícias
Loja Virtual