07/12/2006

EM BUSCA DA GLÓRIA DO OUTRO LADO DO MUNDO

O Inter cruzará o mundo em busca do inédito título de campeão do mundo. Serão seis times disputando o cobiçado título no Japão, na terceira edição do Mundial da Fifa. A estréia colorada será no dia 13 de dezembro, em Tóquio, contra o vencedor do confronto entre Auckland City (Nova Zelândia) e Al-Ahly (Egito). Se vencer a partida, o Inter garantirá presença na grande final do Mundial, programada para o dia 17 de dezembro, em Yokohama.


A cobiçada taça do Mundial Fifa

O regulamento

Ao contrário do que acontecia até 2004, quando apenas os representantes da América do Sul e da Europa disputavam a competição em jogo único, o Mundial agora contempla os representantes de todos os continentes. É, portanto, um verdadeiro Campeonato Mundial Interclubes. O Inter, campeão da América, o Barcelona, campeão da Europa, disputam a competição a partir das semifinais. O América do México, campeão da Concacaf, o Auckland City, campeão da Oceania, o Al-Ahly, campeão africano, e o Jeonbuk Motors, campeão asiático, estão classificados para a fase preliminar e disputarão duas vagas à semifinal.

As sedes


Mapa das sedes do Mundial Fifa no Japão

O Mundial Interclubes do Japão 2006 será realizado em três cidades do país oriental: a capital Tóquio, a cidade industrial de Toyota e a conhecida Yokohama, cidade onde foi realizada a final da Copa do Mundo de 2002. Saiba algumas curiosidades sobre as sedes da maior competição interclubes do futebol mundial:

Tóquio

Estádio Nacional Olímpico: situado no centro de Tóquio, o estádio da partida de estréia do Inter no Mundial foi sede dos Jogos Olímpicos de 1964 e dos Jogos Asiáticos de 1958. Tem capacidade para 55 mil torcedores.


Estádio Nacional Olímpico de Tóquio

Jogos do Mundial: Inter x Auckland ou Al-Ahly, América x Jeonbuk Motors e a partida que decidirá o quinto colocado.

Curiosidades: Tóquio é a capital e umas das 47 províncias que formam o Japão. Não é tecnicamente uma cidade. Na verdade, Tóquio é designada como uma metrópole, similar à uma prefeitura do Japão. Possui mais de 12 milhões de habitantes e é a maior área urbana do mundo.

Toyota

Estádio de Toyota: o moderno estádio foi concluído em 2001 para celebrar o cinqüentenário da cidade e conta com uma cobertura retrátil. A capacidade é de 45 mil espectadores.


Estádio de Toyota: aqui será realizada a partida que definirá o adversário do Inter na semifinal do Mundial Fifa

Jogos no Mundial: Auckland City x Al-Alhy.

Curiosidades: Toyota está localizada na região de Mikawa, na província de Aichi. A cidade possui cerca de 368 mil habitantes e abriga a sede da tradicional montadora de automóveis que patrocina o Mundial.

Yokohama

Estádio Internacional de Yokohama: o maior campo de futebol do país foi palco da grande final da Copa do Mundo de 2002. Com capacidade para 72.370 torcedores, o estádio possui modernas instalações para a imprensa.


Estádio de Yokohama: palco da grande final

Jogos no Mundial: Barcelona x América ou Jeonbuk Motors, a partida que decidirá o terceiro colocado e a grande final.

Curiosidades: Yokohama é a segunda cidade japonesa em extensão, com uma população de 3,4milhões de habitantes. Abriga um dos centros empresariais e comerciais mais importantes do país.

Acompanhe os preparativos dos adversários pela internet:

América: www.esmas.com/clubamerica/
Barcelona: www.fcbarcelona.com/
Jeonbuk Motors: www.hyundai-motorsfc.com/
Auckland City: www.aucklandcityfc.com/
Al-Ahly: www.ahlyegypt.com/arabic


Como foram as duas primeiras edições do Mundial Interclubes da Fifa

Com a conquista do título da Libertadores da América, o Internacional assegurou presença na 3ª edição do Mundial Interclubes da Fifa, no Japão. A competição organizada e reconhecida pela entidade máxima do futebol mundial será realizada entre os dias 10 e 17 de dezembro, diante dos campeões de todos os continentes. Diferentemente do que acontecia até 2004, apenas os representantes da América do Sul e da Europa disputavam um torneio em jogo único, conhecido como Copa Toyota. Agora o verdadeiro Campeonato Mundial Interclubes terá a participação dos campeões da América, da Europa, da Concacaf, da Oceania; da África e da Ásia. Saiba como foram as duas primeiras edições da maior competição entre clubes do planeta.

Primeira edição no Brasil

Em 2000, a Fifa assumiu a organização do evento que foi realizado no Brasil, no início de janeiro. Oito clubes do de todos os continentes participaram da primeira edição do Mundial Interclubes. Foram doze confrontos que resultaram na final entre os brasileiros Vasco da Gama e Corinthians. O placar da final foi Vasco 0x0 Corinthians, no tempo normal, e 2x4, nos pênaltis, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, em 14/01/2000.

Clubes participantes

South Melbourne (Austrália)
Manchester United (Inglaterra)
Vasco da Gama (Brasil)
Necaxa (México)
Real Madrid (Espanha)
Raja Casablanca (Egito/Africa)
Corinthians (Brasil)
Al Nassr (Arábia Saudita/Ásia)

Novo formato em 2005

Nos quatro anos seguintes, a Fifa não realizou a competição. Em 2005, o Mundial Interclubes mudou sua sede passando ser disputado no Japão. O campeonato mudou seu formato. Agora somente os campeões de cada federação continental seriam representados no Mundial. O modelo é o mesmo que vai ser adotado em 2006. A decisão entre São Paulo x Liverpool ocorreu no estádio de Yokohama, em 18/12/2005. O gol da vitória brasileira foi marcado por Mineiro.

Clubes participantes

Al Ahly (Egito/Africa)
Al Ittihad (Arábia Saudita/Ásia)
Deportivo Saprissa (Costa Rica/Concacaf)
Liverpool (Inglaterra/Europa)
São Paulo (Brasil/América)
Sydney FC (Australia/Oceania)

Quartas-de-final
Al Ittihad 1x0 Al Ahly
Sydney FC 0x1 Deportivo Saprissa

Semifinal
Al Ittihad 2x3 São Paulo
Deportivo Saprissa 0x3 Liverpool

Final
São Paulo 1x0 Liverpool


Outras notícias
Loja Virtual