12/04/2018

Memória Colorada - Parte 1 - 1979, Inter, o único campeão brasileiro invicto

Torcida colorada, começa hoje uma série incrível de feitos do Clube do Povo na história do Brasileirão! Vem com a gente e te prepara para a batalha de domingo! 

Inter, o único campeão invicto!

O maior feito da história dos campeonatos brasileiros é do Sport Club Internacional. Nenhum outro clube conseguiu o que o Clube do Povo do Rio Grande do Sul alcançou em 1979. Nem o Santos de Pelé, nem o Palmeiras da Academia, nem o Flamengo de Zico . Apenas o time colorado no último ano da década de 1970 chegou à incrível campanha invicta em toda a competição. Foram 23 jogos, com 16 vitórias e sete empates .

O Inter marcou 40 gols e sofreu apenas 13, em uma trajetória espetacular nunca vista. A campanha invicta foi repleta de grandes desafios. O Inter teve que superar tradicionais equipes do futebol nacional. Na terceira fase, teve o Cruzeiro no seu grupo, reeditando a final de 1975. O jogo, disputado no Mineirão, foi vencido por 3 a 2 pelo Colorado, com gols de Valdomiro, Falcão e Zezinho (contra).

Torcida colorada no Beira-Rio na década de 70 (foto: Wiktor Lewkowicz)

Já nas semifinais, o Inter encarou Palmeiras, e mais uma vez mostrou força fora de casa, ao vencer no Morumbi por 3 a 2, com gols de Falcão (2) e Jair. Na partida de volta, no Beira-Rio, o empate em 1 a 1 garantiu a vaga na grande final. A decisão do título colocou frente a frente Inter e Vasco da Gama. O primeiro duelo foi no dia 20 de dezembro de 79, no Maracanã. O reserva Chico Spina atuou no lugar de Valdomiro e teve participação decisiva na capital carioca: marcou dois golaços e assegurou boa vantagem para a partida de volta.

Falcão ergue a taça do tricampeonato brasileiro

Três dias depois, o Beira-Rio – assim como fora nas finais de 75 e 76 – lotou para mais uma partida antológica. Com muita gana de dominar o Brasil mais uma vez, o Inter foi para cima da equipe de São Januário. Jair e Falcão fizeram 2 a 0, um gol em cada etapa. Wilsinho descontou para os cariocas, mas o placar servia para o Colorado ser campeão brasileiro pela terceira vez em cinco anos.

Ficha da final

Internacional 2x1 Vasco da Gama

23/12/1979 - Beira-Rio

Internacional: Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão, Cláudio Mineiro; Batista, Falcão, Jair;Valdomiro (Chico Spina), Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade.

Vasco da Gama: Leão; Orlando, Ivan, Gaúcho, Paulo César; Zé Mario, Paulo Roberto (Xaxá), Paulinho (Zandonaide); Catinha, Roberto e Wilsinho. Técnico: Oto Glória.

Gols: Jair, Falcão (I) e Wilsinho (V).

Árbitro: José Favilli Neto.


Outras notícias
Loja Virtual