11/01/2016

Conheça o Bayer Leverkusen, primeiro adversário do Inter na Florida Cup


Time alemão encara o Colorado nesta quarta (Foto: Site Bayer Leverkusen)

O Internacional estreia nesta quarta-feira (13/01) na Florida Cup, em Orlando-EUA. O primeiro adversário no caminho colorado é o Bayer Leverkusen, tradicional equipe da Alemanha, onde já atuaram grandes jogadores, muitos deles, bem conhecidos do torcedor colorado. Saiba mais sobre o primeiro desafio vermelho nesta temporada.

Clube e história

O clube foi fundado em 1 de julho de 1904, por iniciativa dos trabalhadores da Bayer e com o apoio da famosa empresa farmacêutica. Tambem conhecido como Werkself, o clube tem como mascote o "Löwen" (leão, em alemão). A equipe manda seus jogos na BayArena, construída em 1958, mas que passou por diversas modificações até chegar ao atual nível de excelência, comportando cerca de 30 mil torcedores.


BayArena foi uma das sedes na Copa do Mundo de 2006 (Foto: Site Bayer Leverkusen)

Situado em Leverkusen, região oeste da Alemanha, a equipe tem como principal rival o Colônia (Köln, em alemão), clube vencedor da última edição da Florida Cup. Ambos fazem parte da Renânia do Norte-Vestfália, um dos 16 estados do país, e protagonizam o dérbi do Rio Reno.

Vice-campeão da Champions League, na temporada de 2001/2002, quando acabou superado pelos galáticos do Real Madrid, de Zidane e companhia, o Bayer Leverkusen possui os títulos da Copa da UEFA, antiga Europa League, de 1987/1988, e a Taça da Alemanha de 1992/1993.

Ícones

Diversos jogadores de renome vestiram a camisa do Bayer Leverkusen ao longo de sua história, sobretudo, a partir dos anos 1980 e 90. Entre eles, estrelas da seleção alemã, tais como: Michael Ballack, Bernd Schuster, Rudi Völler, Christian Wörns, Andreas Thom e Oliver Neuville, além de Ulf Kirsten, maior goleador da história do clube.


Zagueiro Lúcio atuou no clube alemão por três anos (Foto: Getty Images)

Muitos brasileiros também já defenderam as cores do time do Rio Reno. O zagueiro Lúcio, advindo das categorias de base do Internacional, atuou na BayArena entre as temporadas 2001 e 2004. Juan, da mesma posição e ex-defensor colorado, também fez história na equipe, que também contou com outros brasileiros como Jorginho, Paulo Rink, Emerson, Zé Roberto e Renato Augusto.

Time forte e investimento

O clube investe pesado na sua equipe, sendo presença constante nas principais competições europeias. O time, que já contava com jogadores como Stefan Kiessling, Ömer Toprak e Lars Bender, contratou nomes de peso no início da temporada 2014/2015, como o mexicano Chicharito Hernández, vindo do Manchester United-ING, e Charles Aránguiz, do próprio Internacional. Além deles, há outros grandes jogadores como Hakan Çalhanoğlu, turco especialista em bolas paradas, o talentoso meia Bellarabi e o volante Christoph Kramer, da seleção alemã. O técnico Roger Schmidt também tem a sua disposição os brasileiros André Ramalho e Wendell.

O clube disputou a atual edição da Champions League, mas acabou eliminado após ficar atrás de Barcelona e Roma em seu grupo. Agora o time alemão disputará a Europa League, entrando direto na fase eliminatória, na qual enfrentará os portugueses do Sporting Lisboa.


Chicharito é uma das estrelas do Bayer (Foto: Facebook/Bayer Leverkusen)

> Veja a matéria sobre o Inter publicada no site do clube alemão


Outras notícias
Loja Virtual