11/12/2015

Inter conta com ferramenta para mapear seus sócios

O Sport Club Internacional tem uma torcida engajada que contribui muito ao se associar ao time do coração. O expressivo número ultrapassa os 115 mil sócios e é o time com o maior número da América Latina. Com o objetivo de privilegiar ainda mais o torcedor e seguir aumentando esse número, o Inter mais uma vez saiu na frente. Com a participação do vice Presidente Alexandre Ribeiro e com a supervisão do conselheiro Vinicius Grassi, foi criado o GEOINTER, um sistema pioneiro em clubes de futebol, de informações geográficas, para ser utilizado como apoio para tomada de decisões estratégicas.

Em um primeiro momento até pode parecer complicado entender como funciona a ferramenta que espacializa milhares de dados, mas, ao cruzar as informações dos sócios que o Inter tem na Central de Atendimento ao Sócio (CAS) e, aplicando uma ferramenta de espacialização de dados, são geradas varias análises que ajudam a nortear as ações da vice-presidência de relacionamento social. Justamente por isso, diversas grandes empresas já utilizam as geotecnologias para potencializar seus negócios.

A partir de agora, é possível ver através dos mapas como o quadro social está distribuído por regiões, cidades, bairros e estados, como também gênero, faixa etária, renda, variação anual de sócios e muito mais. “Nessa primeira fase o foco das ações será na região sul. Nosso objetivo é mapear todo o Brasil, a América Latina e depois o Mundo”, declara o vice-presidente Ribeiro.

Com o cruzamento das camadas de dados, é possível tomar diversas decisões estratégicas para aumentar e manter o número de sócios do maior quadro social das Américas. “Se, por exemplo, identificarmos que em alguma região tivemos diminuição de sócios, podemos fazer alguma ação especifica dentro desse grupo de cidades, diminuindo custos e otimizando as ações”, explica Ribeiro. E as possibilidades são diversas: eventos consulares, ações de marketing, visitas do ônibus colorado, posts geolocalizados em redes sociais, entre outras ações. Para criar tudo isso foi formado um Comitê que se reúne semanalmente com profissionais de diversos setores do Clube. As regiões são estudadas e as ações são pensadas uma a uma.

#RSColorado
A partir dos primeiros mapas gerados pelo GEOINTER foram identificadas regiões prioritárias para ações estratégicas. A primeira delas será cobrir o Rio Grande todo de vermelho, com sócios colorados em todos os municípios gaúchos. 35 cidades, muitas na mesma região, identificadas de forma clara pelos mapas do GEOINTER não tem sócios colorados. Com essa informação foi criada a ação #RSColorado. Os primeiros torcedores desses locais, ao se associarem ao Clube, ganham uma recordação especial: uma medalha de primeiro sócio de sua cidade. Com essa ação, o Inter pretende que todas as cidades do Estado tenham sócios do colorado, fazendo o Rio Grande 100% vermelho. Atualmente faltam 14 cidades para atingir a ação.

 


Outras notícias
Loja Virtual