03/05/2006

PROGRAMA SOCIAL SACI COLORADO REALIZA SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AO POETA MÁRIO QUINTANA

Programa Social Saci Colorado, em parceria com Feci e Smed, promove seminário sobre Mario Quintana 

Palestras de integrantes da Casa do Poeta Rio-Grandense acontecem no dia 6 de maio

Este é um ano para se vivenciar intensamente a mensagem poética de Mario Quintana. E o Projeto Centenário de Quintana foi construído com o objetivo de oportunizar às comunidades em estado de vulnera-bilidade social na cidade de Porto Alegre, a vivência na produção, apreciação e disseminação cultural e artís-tica da obra do Poeta.

As diversas atividades são protagonizadas pelos educadores culturais junto com professores e alunos das escolas municipais, sob coordenação do Programa Social Saci Colorado e Projeto Abrindo Espaços na Cidade que Aprende, vinculados à Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (Feci) e à Secretaria Municipal de Educação (Smed/PMPA). O projeto construído em parceria com a Casa do Poeta Rio-Grandense (Capori) e Academia Literária Gaúcha (Alga) prevê a realização de três seminários (maio, agosto e novembro) de capacitação especificamente sobre Quintana e sua obra, tendo como público-alvo os 260 oficineiros do Saci Colorado e do Escola Aberta.

O I Seminário Conhecendo Vida e Obra de Quintana será realizado no próximo sábado, dia 6 de maio, reunindo poetas e artistas que conviveram com Quintana e estudaram de forma mais aprofundada a sua obra. Os palestrantes serão os poetas e professores J.J. Oliveira Gonçalves, Odone Antônio Silveira Neves, Esther Fujisawa, Nina de Almeida e Marines Bonacina. As intervenções artísticas, com declamações, música e performance, estão sob responsabilidade de Jane Pimentel, Ruth Telles, Marcos Barhone e César Sanches.

O presidente de honra da Casa do Poeta Rio-Grandense, Nelson Fachinelli (falecido em 26 de abril), seria um dos palestrantes e durante o Seminário receberá uma homenagem póstuma O seu livro Mario Quin-tana, vida e obra, lançado em1976, está com edição esgotada.

O evento terá por local o Salão de Atos do Conselho Deliberativo do Internacional e se desenvolverá no período das 8h às 16h30min. (confira a programação abaixo).Há vagas disponíveis para educadores e os contatos para informações adicionais devem ser feitos através do telefone (51) 3289.1850, junto à Smed.

O Programa Social Saci Colorado, executado pela Científica Assessoria Empresarial e supervisionado pelo Ministério Público do Trabalho da 4ª Região, está vinculado à Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Inter-nacional (FECI). O Programa surgiu como um meio de viabilizar o cumprimento de obrigações judiciais de forma alternativa, em substituição a pena de multa estabelecida em decisão judicial. Essa substituição somente foi possível diante do iminente fim social de que se reverte o projeto. As atividades educativas, sociais e culturais atendem, basica-mente, crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 16 anos. O Saci Colorado tem como missão: ?Desenvolver ações educativas que estimule o exercício da Cidadania, promovendo o Ser Humano com vistas à melhoria de sua Qualidade de Vida?.      

Programação do 'I Seminário Conhecendo Vida e Obra de Mario Quintana':

8h ? Acolhida aos participantes
8h30min ? Abertura ? Maria Clara Segobia
9h ? E Deus inventou Quintana ? J.J. Oliveira Gonçalves
9h40min ? Intervenção Artística ? Jane Pimentel
9h50min ? Coffee Break
10h ? Comentários sobre a obra de Quintana ? Odone Antônio Silveira Neves
11h45min ? Intervenção Artística ? Jane Pimentel
12h ? Confraternização ? Coquetel
14h ? Intervenção Artística ? Confraria das Borboletas
14h15min ? Vida, Obra e Importância de Quintana ? Esther Fujisawa
15h15min ? Intervenção Artística ? Ruth Telles
15h30min ? Quintana: fatos e curiosidades ? Nina de Almeida / Marines Bonacina
16:00 ? Intervenção Artística: Marcos Bahrone
16:15 ? Música de Nelson Fachinelli ? César Sanches
16:30 ? Encerramento ? Jane Pimentel e entrega dos certificados

O evento conta com a parceria da SMED, Casa do Poeta Rio-Grandense, Academia Literária Gaúcha e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.


Outras notícias
Loja Virtual