09/03/2006

INTER PRESTA HOMENAGEM NO MÉXICO


Arthur Dallegrave (E) entrega a placa comemorativa a um representante da administração do Estádio Olímpico Universitário, na Cidade do México (D)

A direção do Sport Club Internacional homenageou a administração do Estádio Olímpico Universitário - local da partida realizada na madrugada desta quinta-feira entre Pumas x Inter - com uma placa comemorativa aos 50 anos da conquista do Pan-Americano pela Seleção Brasileira, em 1956, no México. O Brasil, na época formado em sua maioria por jogadores do Inter, empatou contra a Argentina e conquistou o título no estádio mexicano. A entrega da homenagem foi realizada pelo 1º vice-presidente do clube, Arthur Dallegrave. O cônsul do Inter na Cidade do México, Sidinei Alexandre Schimidt, também participou da solenidade.

A conquista do Pan-Americano do México pelo Brasil

A seleção brasileira jogou sua primeira partida em 1914, mas só ganhou o seu primeiro título no exterior em 1952, no Pan-Americano do Chile. Entre os 22 jogadores do grupo, oito eram do Inter. E, cumprindo o destino de grandeza do clube, sete desses oito foram titulares do time que ganhou o bi do Pan para o Brasil. O técnico também era do colorado, Francisco Duarte Júnior, o Teté.

O Rio Grande transformou-se no centro das atenções esportivas. A seleção gaúcha com camisa da CBF estreou no dia 1o. de março com vitória sobre o Chile. 2 x 1, com gols de Luizinho e Raul Klein. Em um jogo contra a Costa Rica, até então a grande surpresa do Pan-Americano, foram 7 x 1, três gols de Larry (foto ao lado), três de Chinesinho e o último gol de Bodinho.

A final foi contra a Argentina. Empate em 2 x 2 e a consagração do time de Teté, campeão invicto do Pan-Americano do México. Na volta ao Brasil, os jogadores foram visitados pelo vice-presidente da República, João Goulart, no Rio de Janeiro, e foram ao Palácio do Catete para ver o Presidente Juscelino Kubitschek e entregar o Jarrito de Ouro (mais tarde roubado da sede da CBF, junto com a copa Jules Rimet). Além de medalhas de ouro, o time ainda ganhou outros prêmios, mas principalmente, o Brasil descobriu que pode contar com o Inter para qualquer parada.


Outras notícias
Loja Virtual