23/01/2015

Inter encara bom teste contra o Shakhtar Donetsk no Beira-Rio

carregando galeria...

Em amistoso bem disputado, o Internacional foi superado por 2 a 1 pelo Shakhtar Donetsk na noite desta sexta-feira (23/1), no Beira-Rio. Luiz Adriano e Taison marcaram para os ucranianos e Aránguiz descontou para o Colorado. Foi um bom teste para o time de Diego Aguirre, que mediu força contra um adversário duro, com ritmo de jogo e que está nas oitavas de final da Champions League diante do Bayern de Munique.

A pouco mais de uma semana da estreia no Gauchão e a pouco menos de um mês para atuar pela primeira vez na Libertadores 2015, o amistoso desta sexta-feira foi mais um importante estágio da pré-temporada que começou no dia 8 de janeiro. Contra o Shakhtar, diferentemente do confronto diante do Juventude, no começo da semana, o Inter usou uma mesma escalação na maior parte do jogo.

"Ainda temos muito o que trabalhar, mas ainda temos tempo para evoluir física e tecnicamente até a estreia na Libertadores", projeta Alex.

"Foi um bom jogo, disputado às ganhas. Sofremos dois gols na desatenção e nos erros de passe. É algo normal nesta fase de pré-temporada. Vamos melhorar isso. Foi um jogo que exigiu do nosso preparo físico e aguentamos bem, apesar das expulsões", avaliou o presidente Vitorio Piffero.

"Tivemos dificuldade para controlar a ofensividade deles. Perdemos muitas vezes a bola na saída, e como eles têm muitos jogadores rápidos e com ritmo de jogo, acabamos sofrendo com isso. Temos muitas coisas para melhorar, mas também apresentamos muitas outras positivas", disse Diego Aguirre.

Ex-colorados no lado ucraniano

O encontro com o Shakhtar oportunizou que ex-jogadores colorados, hoje defendendo o time do leste europeu, voltassem a pisar no gramado do Gigante. Casos de Taison, Fred e Luiz Adriano, que foram, inclusive, saudados pela torcida do Inter na entrada em campo. Além do trio, os brasileiros Bernard, Douglas Costa, Fernando, Ilsinho, Alex Teixeira, Márcio Azevedo, Wellington Nem, Ismaily, Dentinho e Marlos também compõem o grupo ucraniano, formando uma verdadeira legião brasuca em terras distantes. 

Este foi o quinto amistoso da equipe de Donetsk no Brasil, onde realiza a pré-temporada. Antes, jogou contra Bahia (derrota por 3 a 2), Flamengo (empate sem gols) e Atlético-MG (derrota por 4 a 2). Ainda enfrentará o Cruzeiro no dia 25 de janeiro antes de retornar para a Europa. O Shakhtar Donetsk ser será o adversário do Bayern de Munique nas oitavas de final da UEFA Champions League. O primeiro duelo ocorre no dia 17 de fevereiro, na Ucrânia, e a volta, na Alemanha no dia 11 de março.

Torcida comparece 

O ano promete para a nação colorada, afinal, o Inter disputará pela primeira vez a Libertadores no 'novo' Beira-Rio. O amistoso contra o Shakhtar foi o primeiro jogo desta temporada no Beira-Rio, e serviu como amostra da mobilização que já toma conta da torcida em torno do time do Inter. Mais de 34 mil colorados vieram ao estádio mesmo em um dia atípico de futebol e em uma época em que os porto-alegrenses costumam migrar em peso para o litoral.


Torcida mostrou sua força no primeiro jogo do ano em casa

:: O JOGO ::

Shakhtar abre vantagem

O jogo começou complicado para o Inter. Com intensa movimentação, o Shakhtar lançou-se ao ataque desde os primeiros movimentos e chegou cedo ao gol. Aos 4min, Luiz Adriano recebeu passe dentro da área e chutou forte para abrir o placar. A torcida colorada aplaudiu o ex-atacante formado nas categorias de base do Clube. Aos 15min, a bola foi alçada na área ucraniana e quase que Aránguiz conseguiu o desvio para o gol.

Aos 23min, Aránguiz fez passe preciso para Eduardo Sasha, que disparou uma bomba rente à trave esquerda. Aos 25min, em mais um rápido contra-ataque do Shakhtar, Taison foi lançado por Douglas Costa e concluiu com qualidade para fazer 2 a 0. Na comemoração, o ex-jogador colorado reverenciou a torcida, que retribuiu com aplausos.

O Inter tentou reagir aos 27min, em chute cruzado de Nilmar que passou perto da trave. A bola ainda desviou na zaga antes de sair pela linha de fundo. Porém, o adversário seguia ameaçando na frente. Aos 31min, Alex Teixeira passou por Alisson e concluiu para Léo salvar em cima da linha, evitando o terceiro gol. Aos 35min, Nilmar foi acionado por D'Alessandro e tentou dar uma cavadinha, mas o goleiro impediu que a bola passasse.

Aránguiz desconta no recomeço

O time colorado voltou com a mesma formação para a etapa final e disposto a equilibrar o confronto. Aos 2min, Luiz Adriano arriscou de fora da área e Alisson defendeu com segurança. Aos 6min, Léo dividiu com a marcação e a bola sobrou para Eduardo Sasha, que escorou de cabeça para Aránguiz. Livre na pequena área, o volante chileno chutou com força para descontar. 2 a 1. Um minuto depois, Willians recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

O Clube do Povo quase chegou ao empate aos 10min, quando D'Alessandro cobrou falta da esquerda e o goleiro espalmou providencialmente para escanteio. Aos 15min, Luiz Adriano finalizou muito perto da trave esquerda, e aos 25min, Alisson teve que sair com os pés para afastar o perigo da área. Aos 31min, Paulão e Alex Teixeira se desentenderam e foram expulsos. Na sequência, Gladkiy desviou de cabeça e a bola passou muito perto da trave esquerda de Alisson. 


Bertotto quase empatou a partida no apagar das luzes

Nos minutos finais, o time de Diego Aguirre esteve pertod e empatar. Aos 39min, Nilmar dividiu com o goleiro e chutou ao lado da trave esquerda.Aos 47min, na última chance do Inter na partida, Nilmar fez boa jogada, tocou para Alex, que lançou a bola para Bertotto. O volante entrou na área e chutou à esquerda do gol ucraniano.

Ficha técnica:

Internacional (1): Alisson; Léo (Cláudio Winck, aos 38min do 2º tempo), Ernando, Paulão e Fabrício; Nilton (Alan, aos 33min do 2º tempo), Willians, D'Alessandro (Alex, aos 38min do 2º tempo), Aránguiz (Bertotto, aos 41min do 2º tempo) e Sasha (Valdívia, aos 28min do 2º tempo); Nilmar. Técnico: Diego Aguirre.

Shakhtar Donetsk (2): Pyatov (Kanibolotskiy); Srna (Dentinho), Rakitsky (Ordets)(Malinovsky), Kucher (Kryvtsov) e Shevchuck (Ismaily); Fred (Kovalenko), Douglas Costa (Wellington Nem), Fernando (Stepanenko) e Alex Teixeira; Taison (Bernard) e Luiz Adriano (Gladkiy). Técnico: Mircea Lucescu.

Gols: Luiz Adriano (S), aos 4min do primeiro tempo, Taison (S), aos 25min do primeiro tempo, Aránguiz (I), aos 6min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Kucher, Douglas Costa, Fernando, Kryvtsov (S); Léo, Willians (I). Expulsão: Willians, Paulão (I) e Alex Teixeira (S).

Público: 34.589.

Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Rafael Alves e Paulo Conceição.

Local: Beira-Rio.


Outras notícias
Loja Virtual