17/12/2014

Fernandão Eterno no Beira-Rio

Inter inaugura estátua feita em bronze em homenagem ao capitão das maiores conquistas

Em uma emocionante cerimônia realizada no começo da noite desta quarta-feira (17/12) - exatamente oito anos após a conquista do Mundial FIFA, no Japão - o Internacional inaugurou uma estátua confeccionada em bronze em homenagem ao Eterno Capitão Fernandão, falecido em junho deste ano. Localizada no pátio do Beira-Rio (em frente ao Museu do Inter e à Inter Shop), a peça tem um globo na base, que representa a conquista do mundo, de 30cm de altura e 1,30m de diâmetro. O atleta Fernando Lúcio da Costa tem o seu tamanho natural, 1,90m. Somando a altura do globo com a do atleta e mais a posição dos braços erguidos, a medida total da estátua passa de 2,50m.

Milhares de torcedores, dirigentes colorados, ex-jogadores do Inter, autoridades e familiares de Fernandão acompanharam a cerimônia de inauguração no pátio do Gigante. Munida de instrumentos musicais e sinalizadores, a torcida Guarda Popular entoou seus tradicionais cânticos por cerca de uma hora e meia, 'aquecendo' a massa colorada até o momento em que o protocolo de inauguração foi iniciado. A histórica conquista do Mundial, ocorrida há exatamente oito anos, em Yokohama, com a vitória de 1 a 0 sobre o Barcelona, foi lembrada em diversos momentos com a exibição de vídeos. 

Dia do Torcedor Colorado

O dia 17 de dezembro, por motivos óbvios, está oficialmente instituído como o Dia do Torcedor Colorado. A emblemática data foi um elemento a mais para reforçar e motivar a união dos colorados no Beira-Rio. Os torcedores podiam entrar no Gigante para tirar fotos e celebrar o amor elo Clube do Povo.

Emoção à flor da pele

Ao longo da cerimônia, muitos torcedores não contiveram a emoção, afinal, ainda é difícil lidar com o desaparecimento de Fernandão. A mãe do ídolo colorado, Dona Marli, participou do evento, entregando uma mandala para o presidente Giovanni Luigi como forma de agradecimento pelo carinho recebido pela nação colorada. Luigi, por sua vez, a presenteou com uma camisa com o número 9 e o nome 'Marli' gravado às costas. A esposa de Fernandão Costa, junto aos filhos Enzo e Eloá, bem como Thayná, a outra filha do ex-jogador do Inter, também estiveram presentes no palco montado em frente à praça da estátua. Alex, Índio e Iarley, companheiros de Fernandão na conquista do Mundial, também participaram da solenidade. "O Fernandão nasceu em Goiás, rodou o mundo correndo atrás de uma bola e quando aqui chegou encontrou um lar. O Beira-Rio foi, desde a estreia do Fernando, uma casa repleta de amigos. Agradeço ao povo gaúcho e, principalmente, aos colorados", declarou Fernanda Costa.

carregando galeria...

Em seu discurso, o presidente Giovanni Luigi enalteceu a carreira do jogador multicampeão: "O Fernandão sempre honrou a camisa do Inter. Esta homenagem da torcida é um agradecimento a tudo que ele fez", disse.

O grande momento

Depois de cumprido o protocolo oficial, uma bateria de fogos de artifício pipocou no céu anunciando o momento máximo da cerimônia. Envolta em uma bandeira com as cores do Inter, a estátua foi revelada ao público às 19h35, causando comoção entre os presentes, que testemunharam este histórico momento na vida do Clube. "É muito linda. Ele merecia esta homenagem. Jamais esqueceremos", resumiu a torcedora Arlete Cunha entre uma foto e outra da reluzente estátua que ficará para sempre fincada no Beira-Rio.


> Saiba mais sobre a estátua:

A estátua foi feita em Itapuã pelos artistas Itamor Rodrigues e Nina Eick e contou com a ajuda de muita gente da comunidade local. Confira as etapas que se sucederam:

ESTRUTURA
Uma estrutura interna de FERRO e tela metálica foi feita para dar sustentação a uma camada externa de argila.

MODELO EM ARGILA
No barro foram moldados todos os detalhes, como dobras da roupa, formatos exatos dos braços e pernas e expressões do rosto, a partir de referências fotográficas e das medidas reais de Fernandão. Foram utilizados mais de 300 quilos de argila.

PLACAS DE RESINA
Depois de finalizado o modelo em argila, recebe uma camada de resina e manta de fibra de vidro. Para facilitar a desmontagem, a resina é aplicada em placas encaixadas entre si (14 para Fernandão e 12 para a taça). O rosto, parte mais expressiva, teve sua placa feita em silicone, mais sensível aos detalhes.

MODELO EM RESINA
Retiradas do modelo em argila e remontadas, as placas formaram um molde, onde foi despejada resina, gerando uma cópia oca da estátua. Nessa etapa aplica-se tinta no modelo para corrigir eventuais bolhas e imperfeições que possam ter surgido na replicagem em resina.

MOLDE EM GESSO
O modelo em resina foi revestido de gesso descalcinado (novamente em placas), gerando um novo molde. A parte interna também foi preenchida, deixando livre uma camada de 4mm a 6mm.

MODELO EM CERA
Cera derretida é despejada no molde de gesso. Com a cera endurecida, foram retiradas as placas e retocados os últimos detalhes da estátua em cera.

MOLDE REFRATÁRIO
A estátua de cera foi revestida por uma camada de terra refratária. Depois de secar, o novo molde foi aquecido até a cera derreter e escorrer totalmente para fora.

ESTÁTUA EM BRONZE
O molde em terra foi enterrado no solo, deixando para fora apenas tubos por onde saiu o ar, para evitar bolhas, e onde foi despejado o bronze, derretido à 1200ºC. Depois de fria, a estátua é desenterrada e o molde que a envolve é quebrado. Rebarbas foram aparadas e foi finalmente aplicada uma pintura para evitar a oxidação do bronze e manter sua cor dourada. O bronze tem espessura variando entre 0,4 e 0,6mm e pesa um total de 261 quilos.

> Detalhes do projeto da praça na qual a estátua está localizada:

Todo o projeto foi pensado e elaborado na parceria das empresas Joner & Costa Arquitetos e Arca Construtora. Como referência às obras já realizadas e/ou em andamento, podemos atribuir o Ginásio FNDE de Monte Belo, o Novo Centro Administrativo de Fagundes Varela, UBS de Cotiporã e a reforma da UBS de Garibaldi.

A proposta tem como objetivo dar o devido valor e tratamento ao espaço junto à estátua em homenagem ao eterno Capitão Colorado. Com o intuído de valorização da área, buscou-se referências em projetos consagrados como o projeto Quartel Kromhout da empresa Karres en Brands em Utrecht, Holanda e o projeto Esplanade in Quiberon do escritório Urbicus na em Quiberon, França.

Com traços contemporâneos, o projeto buscou sempre respeitar a integração do espaço histórico construído e o novo proposto. Com esta relação de respeito, procurou-se criar mais um polo ao gigante complexo da Beira Rio, bem como os já consagrados Centro de Eventos e “bandeirão”, reconhecidos pontos de centralidade no entorno do estádio.

Com eixos ortogonais, a criação dos caminhos ajudou na distribuição dos percursos além de evitar a densificação exagerada dos pisos, o que permite uma maior permeabilidade do solo. A árvore existente no local, mesmo central em relação ao terreno, não foi empecilho para o lançamento da proposta, bem pelo contrário, ajudou a construir a ambientação de praça para um local tão urbanizado e asfaltado.

A localização da estátua foi proposta em um dos cantos do triângulo, não por coincidência o canto mais próximo ao estádio. Mesmo não sendo objeto central com relação ao ambiente, o tratamento de piso diferenciado bem como o ângulo escolhido para o posicionamento, dão nitidamente a noção de importância do monumento para o conjunto.

Toda a praça foi contemplada para possibilitar a acessibilidade universal. Sendo assim, todo o entorno do terreno é provido de rampas com inclinação de 8,33% e acabamento com piso tátil de sinalização para deficientes visuais.

Piso e grama:
- Aproximadamente 160 m² de grama
- Aproximadamente 140 m² de piso Unistein Intertravado da Tecmold (85 m² Natural + 55 m² Vermelho

Base da estátua:
- Concreto maciço
- Diâmetro da base 1,44 m
- Altura = 1,50 m
- Fundação 2,40x2,40
- Altura fundação = 40cm

Bancos:
- Concreto maciço
- Espessura de 12cm
- Tratamento de concreto queimado para dar brilho ao concreto.

Vegetação no entorno da estátua:
- Buxos

Referências de projeto:
- Quartel Kromhout da empresa Karres en Brands em Utrecht, Holanda
- Esplanade in Quiberon do escritório Urbicus na em Quiberon, França"


Outras notícias
Loja Virtual