04/11/2013

FECI sedia evento de proteção à infância

Na manhã da última quinta-feira (31/10), no auditório da Fundação de Educação e Cultura (FECI), aconteceu o 4º Encontro de Planejamento Estratégico do Comitê Municipal de Proteção a Infância em Megaeventos e na Copa 2014.

O comitê, criado em agosto desse ano, é composto por representantes de instituições governamentais e não governamentais que trabalham pela garantia e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes do município de Porto Alegre. O principal objetivo do grupo é planejar e executar ações de prevenções e possíveis violações de direitos a crianças e adolescentes durante a realização de megaeventos e na Copa 2014.

Seminário reuniu autoridades no auditório da FECI

A abertura foi com a fala do presidente da FECI, Lucio Ignácio Regner, que deu as boas-vindas a todos os participantes desejando-lhes um bom dia de trabalho e enfatizando que a fundação estará sempre de portas abertas, principalmente, para receber atividades voltadas à infância e à juventude.

Dando sequência à fala da mesa, Angélica Goulart, Secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, destacou que a importância dessa mobilização não somente em virtude da Copa 2014, mas também do atual cenário, pois, segundo ela, o Brasil é um país de megaeventos, tendo assim, a necessidade de um olhar mais amplo sobre a infância e a juventude.

Com o uso da palavra, o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, falou da grande parceria do Internacional com a prefeitura e agradeceu por tudo. “Muitas crianças participam de atividades no contra turno escolar nessa Fundação e é um trabalho extraordinário”.

Ainda em sua fala o mandatário ressaltou o envolvimento dos Entes Federados “Aqui está o Governo Federal, Estadual e Municipal e a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, todos aqui reunidos, em torno de um tema extraordinário, que é um tema permanente e não só durante a Copa. O maior legado é aquilo que a gente produz durante todo esse processo que estamos vivendo”.

Na pauta do dia, a explanação do planejamento estratégico do Comitê Municipal de Proteção a Infância em Megaeventos e na Copa 2014, resgate histórico dos primeiros encontros, o que já foi feito e o que ainda será efetivado.

Seguindo a pauta, as apresentações das atividades desenvolvidas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes (EVESCA), o Futebol de Rua da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) e ações da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo no Município (REJUPE-RS).

Prestigiaram também o evento diversas autoridades do Governo Federal,do Estado e do Município, representantes de Conselhos Setoriais e de Organizações Não-Governamentais.


Outras notícias
Loja Virtual