16/09/2013

Atleta colorada compete no Pan-Americano de Taekwondo


Vitória Lima integra a Seleção Gaúcha e Brasileira de Taekwondo

A atleta de Taekwondo do Internacional, da Seleção Gaúcha e da Seleção Brasileira, Vitória Lima, inicia nessa semana a busca pela sua primeira medalha representando o país. Vitória viaja na manhã desta terça-feira (17/9) para o México, onde disputará o Pan-Americano nos próximos dias 20, 21 e 22 de setembro. O evento esportivo vale como pontuação para o ranking mundial.

"Estou confiante. Penso que não sou só eu que tenho o objetivo de buscar o ouro, todas querem isso, mas eu tenho que dar o meu máximo. Estou indo para o México em busca da medalha não só pra mim, mas para o Brasil e para o Sport Club Internacional, que é o meu time do coração", disse Vitória.

> Veja fotos da lutadora colorada Vitória Lima

Paixão pelo esporte está na genética

Vitória Lima tem 16 anos e faz parte do Projeto Interagir desde o ano de 2009. Quando entrou para o projeto, ela participava das aulas de informática e de taekwondo. Aos poucos, a paixão pelo esporte foi crescendo e, com isso, a sua dedicação e empenho nos tatames também aumentaram.

Dentro de casa, ela teve o maior dos seus incentivadores. Pai coruja e também lutador de taekwondo, Léo Lima não demorou a deixar de ser um mero observador e torcedor da filha para assumir o papel de mestre e professor voluntário do projeto.

"Sou pai e mãe desde os oito meses de idade dela, então são dois sofrimentos. Sofro como homem e mulher. Como pai, digo que ela é a melhor, mas como professor, digo que ela tem chance de vir com o ouro e torço por isso", comenta Léo.

Com apoio dentro e fora de casa, Vitória intensificou a dedicação ao esporte, conciliando a vida escolar, a atuação nas atividades do projeto e os treinos no ginásio Gigantinho. Aos 16 anos, ela já alcançou a faixa preta e é tida como um exemplo para a meninada mais nova.


Pai e mestre Léo Lima cumoprimenta a filha durante treinamento no Gigantinho

"Nós estamos torcendo muito para que ela consiga essa vitória. Me espelho muito nela, ela é nosso exemplo. Para quem achava que nunca iria conseguir nada, olha onde ela já está", observa Samira Rosa, aluna do Projeto Interagir.

Conquistas

Com muito esforço, em dois anos de atividade Vitória conquistou sua primeira medalha de ouro, pela competição Porto Alegre OPEN. No ano seguinte, em 2012, sagrou-se bicampeã na categoria. Em novembro de 2012, já representando a Seleção Gaúcha, Vitória ganhou sua primeira competição a nível nacional. No estado do Paraná, conquistou o título da Copa do Brasil de Taekwondo. Dois meses depois, um dos principais objetivos traçados por ela foi alcançado.

Em janeiro de 2013, Vitória venceu uma seletiva fechada, que foi disputada no Rio de Janeiro, e passou a integrar a Seleção Brasileira. Na sequência, obteve mais uma vitória: em fevereiro, foi mais uma vez a melhor do Brasil na categoria 44kg e venceu o Campeonato Brasileiro.


Outras notícias
Loja Virtual