28/07/2005

INTER DIVULGA BALANÇO SOCIAL 2004

Balanço Social 2004
Cidadania e responsabilidade social

Formando acima de tudo cidadãos
O Sport Club Internacional desenvolve projetos importantes visando a promoção da cidadania e responsabilidade social que sejam compatíveis com o seu tipo de trabalho.

Em alguns deles está de mãos dadas com várias organizações. 

Semana da Criança
O Parque Gigante em parceria com o Município de Porto Alegre promoveu pelo terceiro ano consecutivo atividades pedagógicas e recreativas, alusivas à Semana da Criança, em suas dependências. O projeto beneficia escolas infantis e creches comunitárias conveniadas que atendem crianças oriundas de famílias de baixo poder aquisitivo da periferia do município tendo recebido em 2004 cerca de 500 alunos /dia, totalizando três mil crianças. 

Projeto Criança Colorada
Recepcionou 4.197 alunos de escolas de Porto Alegre e interior do Rio Grande do Sul interessados em conhecer a história do Clube e as  principais dependências do Complexo Beira-Rio. O projeto credencia crianças de várias escolas possibilitando sua integração com o clube. 

Projeto Torcida Solidária pela Paz
O Internacional é um dos parceiros no desenvolvimento deste projeto de iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, que tem o objetivo de levar a mensagem de paz aos estádios com uma torcida formada por crianças de diversas comunidades de Porto Alegre. 

Visitas ao Beira Rio
O clube recebeu 18.874 visitantes entre escolas e torcedores do Rio Grande do Sul de outros estados e de outros países interessados em conhecer o funcionamento e a estrutura do clube.
Visita Colorada - Com objetivo de proporcionar aos sócios o conhecimento da maneira como o patrimônio do Clube é administrado foi institucionalizada a Visita Colorada que é realizada a cada duas semanas com a participação de quinze associados sorteados pelo Serviço de Atendimento ao Sócio que fazem um passeio pelo Estádio Beira-Rio.

Genoma Colorado
O Projeto Genoma Colorado tem uma função social que é a de mobilizar as crianças das comunidades carentes a dedicarem-se ao futebol onde participam de grupos e recebem orientações que promovem sua cidadania, envolvendo cerca de 7.400 meninos no Rio Grande do Sul e em alguns estados brasileiros. 

Programa Colorado Solidário
Adesão ao Fome Zero numa parceria com o Governo Federal buscando dar a sua contribuição no desafio de erradicar o risco nutricional infantil tendo arrecadado e distribuído em 2004 um total de 2.500 kg de alimentos

 Crescimento do Ser Humano
Firmou convênio com uma instituição de ensino do estado que possibilitou a seus alunos estágios no Clube e a participação em competições com times de base do Internacional. Por sua vez, a instituição de ensino, disponibilizou professores visando o reforço pedagógico aos atletas do Internacional em conteúdos escolares de quaisquer disciplinas.

Grupo de Voluntariado
Foram realizadas visitas a pacientes em entidades assistenciais e hospitalares. Também realizou o lançamento de novos modelos de camisetas do Clube, com a participação dos jogadores profissionais, revertendo à renda para uma entidade de assistência à criança.

Categorias de Base
As categorias de Base priorizam o desenvolvimento do ser humano, através do incentivo e estímulo à prática esportiva, dentro de um espírito cooperativo, solidário e saudável, tendo como população beneficiada crianças e adolescentes residentes. Em 2004 preparou 236 atletas ao todo, sendo 63 residentes do alojamento que receberam toda assistência do Clube.

Atenção a crianças na Escola Rubra
A Escola Rubra busca ensinar e/ou aprimorar os fundamentos técnicos e táticos do Futebol de Campo de forma lúdica e recreativa, trabalhando a formação social e do caráter do indivíduo e atendendo cerca de 1.100 alunos/ano. Na busca da valorização e auxilio na formação de crianças oriundas de famílias de baixa renda, 200 crianças passaram a fazer parte do seu quadro de atletas com isenção de mensalidade sendo 150 vagas em parceria com órgãos públicos e privados e 50 vagas fornecidas pelo próprio Clube.

Consulados
São células do Internacional em centenas de municípios e bairros de Poa, orientadas por cônsules que propiciam o encontro com torcedores de outras localidades. Hoje o Internacional tem consulados em 253 cidades de todos os estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, há um cônsul em pelo menos 138 municípios. No exterior, há células do Sport Club Internacional em 12 países de 4 continentes, além de um consulado na Antártida. 

Público Interno
O Sport Club Internaciona,l consciente de que as pessoas são seu bem principal, tem procurado desenvolver uma política de gestão voltada ao bem estar de seus alunos, atletas e colaboradores das áreas de apoio, tais como:

  • Promoção de palestras, cursos e seminários relativos a assuntos socioambientais e futebolísticos.
  • Café da manhã com o Presidente, possibilitando a integração entre colaboradores e direção.
  • Programas de promoção da qualidade de vida, da melhoria do ambiente de trabalho e das áreas de lazer. 
  • Promoção da saúde através do Serviço de Assistência Social, Psicologia e equipes técnicas.
  • Programas de apoio, integração e desenvolvimento de capacitação dos colaboradores.
  • Campanhas de conscientização dos danos de uso de drogas e álcool, orientação sexual e reprodutiva e, combate a Aids.
  • Campanhas de conscientização de preservação ao meio ambiente.
  • Programa de medicina e segurança do trabalho (medidas de prevenção, proteção e conscientização).

Excelência no atendimento aos clientes (sócios e torcedores) 

O Sport Club Internacional disponibiliza a Ouvidoria, que é uma forma de comunicação especializada do clube com seus clientes, tendo realizado em 2004 um total de 2.665 atendimentos relativos a reclamações, críticas, sugestões e elogios, que foram encaminhados para os respectivos setores. Igualmente também merece ser registrado a grande utilidade social do Serviço de Atendimento ao   Sócio ? CAS que em 2004 realizou 22.070 atendimentos.

O site http://www.internacional.com.br/, é um outro  meio de comunicação do Clube que recebeu em média 5.174 visitas por dia.

Reconhecimentos

Prêmio Responsabilidade Social 2004 ? Pela primeira vez, apresentou seu Balanço Social respectivo ao ano de 2003, recebendo a Certificação conferida pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Certificado Amigo da AACD ? Certificação conferida pela Associação de Assistência à Criança Deficiente

Certificado de Mérito em Gestão 2003/2004 (PGQP) - No primeiro ano (2004) do ?Ranking da Estrutura? destinado ao futebol, realizado pela revista Placar, o Sport Club Internacional foi eleito o terceiro clube do Brasil em organização superando seus referenciais pertinentes.

Investimentos em ações sociais direcionadas ao público interno:

Alimentação
Saúde
Segurança e medicina do trabalho
Educação
Capacitação e desenvolvimento profissional
Creches ou auxílio creche
Bolsas/estágios
Transporte 

Foram aplicados em ações sociais internas R$ 4.527.000,00 

Investimentos em ações sociais externas direcionadas à comunidade:

Segurança alimentar/combate à fome
Geração de emprego e renda (desenvolvimento econômico)
Saúde e saneamento
Educação
Cultura

Foram aplicados em ações sociais externas: R$ 21.362.000,00 


Outras notícias
Loja Virtual