21/02/2012

Ranking da Conmebol: Inter é o melhor entre os brasileiros

A Conmebol divulgou no começo desta semana o seu ranking atualizado. O Internacional ocupa a segunda posição, com 486.32 pontos, e é o time brasileiro melhor colocado. A vantagem em relação ao Estudiantes, terceiro colocado, é de quase 132 pontos. A LDU Quito ocupa o primeiro posto, com 526.32 pontos.

> Confira o ranking completo

O novo ranking está vigorando desde o dia 16 de maio de 2011 e, conforme definição da própria Conmebol, "é um Ranking baseado na atualidade, a diferença da versão anterior, que tinha um caráter mais histórico, e que computava todo o acontecido desde 1960". A atualização é feita semanalmente, todas as segundas-feiras, na página da entidade na internet (http://www.conmebol.com/), e computa os resultados de todos os jogos disputados na semana anterior.

> Critérios do ranking da Conmebol

Pontos ganhos de acordo com resultados nas partidas
As equipes obtêm pontos por partidas vencidas (PV) e empatadas (PE). No ranking anterior somente se concedia pontos por jogos disputados.

Prêmio por título e fases alcançadas
O novo sistema concede pontos extra aos times que conquistarem um título, mas também recompensará as equipes que avançarem nas distintas fases das competições. Na versão anterior, somente adquiria pontos o primeiro colocado de cada torneio.

Coeficiente segundo hierarquia dos torneios
Foi estipulado um nível de importância para cada competição, e de acordo com ele será utilizado um coeficiente para calcular os pontos por partidas vencidas e empatadas e por avançar de fase.

Amortização do obtido nas temporadas anteriores
A relevância da edição de cada torneio em cada ano não é a mesma, e se prioriza as conquistas mais recentes de forma escalonada: 2011 - 100% dos pontos; 2010 - 80%; 2009 - 60%. O objetivo é que o título mais recente tenha um valor superior do que o alcançado nas temporadas anteriores, que de qualquer maneira também terá sua relevância.

Veja no quadro abaixo as cinco competições que são levadas em conta para o cálculo do ranking e os respectivos critérios de pontuação:

> Saiba mais sobre os critérios clicando aqui


Outras notícias
Loja Virtual