14/12/2011

Há 36 anos, o Inter conquistava primeiro título nacional

Em uma partida emocionante, o Internacional venceu o Cruzeiro por 1 a 0 e ergueu pela primeira vez a taça de campeão brasileiro. O confronto, eternizado na história colorada, ocorreu há exatos 36 anos, no dia 14 de dezembro de 1975, em um Beira-Rio completamente lotado. Na semifinal, o Inter havia batido o Fluminense por 2 a 0 em pleno Maracanã.

O gol do título na finalíssima contra o Cruzeiro foi marcado pelo lendário zagueiro Figueroa, aos 12min do segundo tempo. Valdomiro cobrou uma falta do lado direito da área e Dom Elias saltou entre os zagueiros do time mineiro para anotar o que será para sempre lembrado como o 'Gol Iluminado' – no momento do cabeceio, um facho de luz único naquela parte do gramado iluminou o capitão colorado. A bola entrou no cantinho direito do goleiro Raul, para delírio da massa no Gigante!


Figueroa salta na área cruzeirense para marcar o antológico 'Gol Iluminado' que garantiu a primeira estrela nacional

O resultado se manteve até o apito final do árbitro Dulcídio Wanderlei Boschila, quando uma festa irrompeu em Porto Alegre. Era o primeiro título de expressão conquistado por um time gaúcho, e coube ao Internacional o mérito deste feito na década de 70.

Ficha da final:

Internacional: Manga; Valdir, Figueroa, Hermínio, Chico Fraga; Caçapava, Falcão, Carpegiani ; Valdomiro (Jair), Flávio e Lula. Técnico: Rubens Minelli.

Cruzeiro: Raul; Nelinho, Darci Menezes, Morais, Isidoro; Piazza, Zé Carlos, Eduardo; Roberto Batata, Palhinha e Joãozinho. Técnico: Zezé Moreira.

Gol: Figueroa, aos 12 minutos do segundo tempo.

> Veja mais detalhes sobre a conquista

Campanha de 1975
30 jogos
58 pontos ganhos
19 vitórias
8 empates
3 derrotas
51 gols-pró
12 gols contra


Outras notícias
Loja Virtual