29/08/2011

Inter dispara no ranking da Conmebol

O Internacional já havia assumido a liderança do novo ranking da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) antes mesmo de erguer pela segunda vez a taça da Recopa Sul-Americana. Somente pelo fato de ser finalista contra o Independiente na edição de 2011 do torneio, o Campeão de Tudo acumulou pontos que o colocaram no topo da lista dos melhores da América do Sul.

> Clique aqui para conferir o ranking completo


Colorado tem conquistado um título internacional por temporada desde 2006

Mas depois de vencer os argentinos e conquistar o bicampeonato, no último dia 24, o clube colorado ganhou mais 50 pontos que o isolou na primeira colocação do ranking: o Colorado soma 556.12 pontos, segundo atualização do dia 29 de agosto. A Liga de Quito (LDU), do Equador, é a vice-líder, com 506.57, e só desbancará o Inter se fizer boa campanha na Copa Sul-Americana - segundo os critérios do ranking, os times acumulam pontos a cada partida vencida ou empatada (veja tabela abaixo).

O novo ranking está vigorando desde o dia 16 de maio de 2011 e, conforme definição da própria Conmebol, "é um Ranking baseado na atualidade, a diferença da versão anterior, que tinha um caráter mais histórico, e que computava todo o acontecido desde 1960". A atualização é feita semanalmente, todas as segundas-feiras, na página da entidade na internet (http://www.conmebol.com/), e computa os resultados de todos os jogos disputados na semana anterior.

> Critérios do novo ranking da Conmebol

Pontos ganhos de acordo com resultados nas partidas
As equipes obtêm pontos por partidas vencidas (PV) e empatadas (PE). No ranking anterior somente se concedia pontos por jogos disputados.

Prêmio por título e fases alcançadas
O novo sistema concede pontos extra aos times que conquistarem um título, mas também recompensará as equipes que avançarem nas distintas fases das competições. Na versão anterior, somente adquiria pontos o primeiro colocado de cada torneio.

Coeficiente segundo hierarquia dos torneios
Foi estipulado um nível de importância para cada competição, e de acordo com ele será utilizado um coeficiente para calcular os pontos por partidas vencidas e empatadas e por avançar de fase.

Amortização do obtido nas temporadas anteriores
A relevância da edição de cada torneio em cada ano não é a mesma, e se prioriza as conquistas mais recentes de forma escalonada: 2011 - 100% dos pontos; 2010 - 80%; 2009 - 60%. O objetivo é que o título mais recente tenha um valor superior do que o alcançado nas temporadas anteriores, que de qualquer maneira também terá sua relevância.

Veja no quadro abaixo as cinco competições que são levadas em conta para o cálculo do ranking e os respectivos critérios de pontuação:

> Saiba mais sobre os critérios clicando aqui


Outras notícias
Loja Virtual