14/08/2011

Inter empata com o Bahia no Pituaçu

O Internacional empatou em 1 a 1 com o Bahia, em Pituaçu, e manteve-se no sétimo lugar no Brasileirão. O gol colorado foi marcado por Damião. Jobson empatou de pênalti. Nota negativa para o árbitro Gutemberg Fonseca que não marcou pênalti claro a favor do Inter e ainda apontou um inexistente de Índio. Com o resultado, o Inter ficou a cinco pontos da zona de classificação para a Copa Libertadores e tem agora dois jogos no Beira-Rio (Botafogo e Flamengo) para buscar subir na tabela.


Mais uma vez Damião: artilheiro deixou o seu no empate com o Bahia

Garotada colorada convocada para o jogo

Com vários e importantes desfalques como Guiñazu, Kléber, Bolatti, Oscar, Zé Roberto, D´Alessandro, Andrezinho e Juan, o Inter recorreu à sua afamada categoria de base para o jogo contra o Bahia. Foram 12 jogadores relacionados que passaram pelas categorias de base: Muriel e Renan (goleiros); Marquinhos Lopes (zagueiro); Zé Mário (lateral); Élton e Augusto (volantes); Ricardo Goulart, Marquinhos e João Paulo (meias); Leandro Damião, Dellatorre e Lucas Roggia (atacantes). No time, começaram Zé Mário e João Paulo, as novidades para o jogo em relação à última partida diante do Independiente, pela Recopa.

Primeiro tempo de domínio colorado

O primeiro tempo foi todo do Inter, que merecia estar vencendo por mais de 1 a 0. O time marcou bem com sua linha de três volantes, atacou com qualidade pelo lado esquerdo, criando boas chances e e foi eficiente com seu atacante Leandro Damião. Zé Mário e João Paulo, os novatos colorados, também tiveram um bom desempenho, mostrando personalidade e qualidade.

Aos 5min, Zé Mário deu grande passe rasteiro para Jô, na área, chutar de primeira para defesa salvadora de Marcelo Lomba. Dois minutos depois, Muriel espalmou depois de cobrança de falta e Carlos Alberto fez o gol, mas o juiz anulou o lance por impedimento.

Primeiro chute do Bahia só aos 26min

Aos 16min, Jô ganhou jogada de Tiego, no corpo, e chutou para fazer o gol, mas o juiz anulou lance marcando falta do atacante colorado. Aos 23min, Jobson recuou mal para o goleiro, Damião dividiu com Lomba, e a bola sobrou para Jô, que perdeu o equilíbrio e não conseguiu concluir. Aos 26min, Carlos Alberto arriscou de fora da área ao lado do gol, sem perigo. Primeiro chute a gol do Bahia até então.

Garoto Zé Mário quase marca

Aos 34min, Zé Mário avançou pela esquerda, cortou para o meio e bateu de pé direito para defesa salvadora de Marcelo Lomba. Uma pena, o garoto merecia o gol. Dois minutos depois, o Bahia atacou com Reinaldo, que recebeu na área, pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para Índio salvar de cabeça pra escanteio.

Susto e gol

Aos 37min, o juiz marcou jogo perigoso de Jô dentro da área, um lance próximo à marca do pênalti. Na cobrança, um minuto depois, a bola sobrou para Fahel na área, que chutou, Muriel salvou duas vezes, até que a zaga conseguiu afastar. Que susto! O Inter respondeu com eficiência. Aos 41min, Leandro Damião ganhou no corpo e na raça de Thiego, entrou na área e bateu forte de pé direito para marcar o seu 30° gol na temporada e o sexto no Brasileirão. Inter largou na frente com justiça na Bahia.

Quase o segundo no finalzinho

Aos 48min, um lance que poderia ter deixado o time com grande vantagem para o segundo tempo. Elton cobrou falta com força, o goleiro soltou a bola e sobrou livre pra Tinga concluir de pé esquerdo para fora. Que grande chance perdida.

Bahia pressiona na segunda etapa

Os baianos voltaram com postura mais agressiva no segundo tempo. Aos 4min, Ricardinho cobrou falta no ângulo para grande defesa de Muriel, espalmando para fora da área. Em seguida, Carlos Alberto entrou a dribles na área e concluiu forte para outra grande defesa de Muriel pra escanteio.

O Inter respondeu aos 5min com João Paulo chutando forte forte para grande defesa de Lomba para escanteio. Aos 15min, Gabriel cruzou forte da direita, Reinaldo se jogou de peixinho, mas não alcançou a bola.

Expulsão baiana e espaço pro segundo gol

Aos 16min, João Paulo passou por Fabinho, que o derrubou. O juiz aplicou o segundo cartão amarelo no volante baiano e deixou o Inter com vantagem numérica. A partir daí, o Inter teve mais espaço pra chegar ao segundo gol. Aos 17min, Índio chegou antes do goleiro, depois de cobrança de falta, e tocou por baixo dele, mas a zaga afastou na pequena área. Aos 21min, Nei entrou livre pela área, na direita, e arrematou forte por cima. Dois minutos depois, João Paulo roubou a bola e chutou colocado ao lado do gol.

Mudanças no Bahia

Aos 23min, o time da casa fez duas mudanças de uma só vez: saíra Reinaldo e Carlos Alberto e entraram Jones e Lulinha. Mas o Inter seguiu melhor. Aos 24min, Inter tocou bola de pé em pé até que Nei cruzou pra pequena área e o goleiro Marcelo Lomba salvou de soco. Dois minutos depois, Damião arrancou pela direita e cruzou para Jô, que tentou concluir encobrindo o goleiro, mas a bola foi forte demais.

Bahia ameaça na bola parada e juiz apronta

Aos 28min, depois de escanteio, Fahel cabeceou e Elton salvou também de cabeça em cima da linha. Que susto. Aos 32min, o péssimo juiz carioca Gutemberg Fonseca marcou pênalti inexistente de Índio, depois de cobrança de escanteio.

Para arrematar, ainda expulsou Índio, deixando o Inter com 10 jogadores também. Na cobrança, aos 34min, Jobson cobrou no cantinho e empatou o jogo. Para recompor a equipe, o técnico Osmar Loss colocou Augusto e Rodrigo Moledo e saíram Tinga e Jô.

Time da casa pressiona, mas Inter é que quase marca

A partir daí, o Bahia passou a pressionar mais em busca do gol da vitória, mas sem conclusões de perigo. O Inter, por sua vez, conseguiu montar bons contra-ataques e quase chegou ao gol da vitória. Aos 42min, Damião aproveitou indecisão de Tiego com Marcelo Lomba e quase conseguiu concluir para o gol. O goleiro abafou a bola com o corpo. Um minuto depois, Elton concluiu cruzado e rasteiro e quase Augusto alcançou ela na pequena área. Aos 44min, depois de cruzamento pra pequena área, a bola sobrou para João Paulo, que ajeitou e chutou pra fora a centímetros da trave.

Juizão finaliza a obra

Aos 47min, o juiz Gutembeg de Freitas concluiu a sua obra a favor do time da casa. O volante Fahel saltou para cabecear e cortou a bola com a mão dentro da área. Pênalti claro que só o juiz não viu. O lance foi muito mais pênalti que o de Índio. Com isso, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Entrevistas

"Pecamos na parte técnica das conclusões, mas ficamos satisfeitos com o rendimento da equipe e acredito que deixamos um bom legado para o Dorival Júnior", afirmou o técnico Osmar Loss.

 "Não gosto de falar da arbitragem, mas hoje foi vergonhoso o que o árbitro fez. No lance do pênalti do Índio, foi o Índio que levou um soco. Depois o Moledo foi agarrado na área e o juiz não marcou. Independente da arbitragem, aproveito pra cumprimentar o Osmar, o André e os meninos, que demonstraram mais uma vez o grande trabalho das categorias de base do Inter", avaliou o presidente Giovanni Luigi.

"Nossa equipe jogou bem, mas eu não fiz o gol. Se eu tivesse feito, a gente teria vencido. Esses dois pontos estão na minha conta", lamentou o volante Tinga.

"Poderíamos ter saído com a vitória, mas perdemos gols que não podemos perder", avaliou o atacante Jô.

"Dominamos boa parte do jogo. Futebol é assim, fizemos um bom jogo, mas não conseguimos o nosso objetivo", disse o goleiro Muriel.

Ficha técnica

Bahia (1): Marcelo Lomba; Gabriel, Thiego, Paulo Miranda e Ávine; Fabinho, Fahel, Carlos Alberto (Lulinha) e Ricardinho; Jobson e Reinaldo (Jones). Técnico: Renê Simôes.

Internacional (1):
Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Zé Mário; Wilson Matias (Glaydson), Elton, Tinga (Rodrigo Moledo) e João Paulo; Leandro Damião e Jô (Augusto). Técnico: Osmar Loss.

Gols: Leandro Damião (I), aos 41min do primeiro tempo, Jobson (B), aos 34min do segundo tempo.

Arbitragem: Gutemberg Fonseca, auxiliado por Luiz Oliveira e Rodrigo Corrêa (trio carioca)

Cartões amarelos: Tinga, Índio, Damião, Jô, Wilson Matias, Bolívar e Zé Mário (I); Fabinho (B). Expulsões: Fabinho (B) e Índio (I).

Público: 21.239 pagantes.

Local: Pituaçu, em Salvador


Outras notícias
Loja Virtual