19/07/2011

Um líder no vestiário colorado

De volta ao Beira-Rio, agora como diretor técnico de futebol, Fernandão quer aplicar novas ideias no vestiário colorado. Campeão da Libertadores e do Mundial FIFA em 2006, o espírito de liderança do ex-jogador será mais uma vez utilizado em prol do sucesso do Inter.


Multicampeão Fernandão está de volta ao Beira-Rio, agora como dirigente

Há pouco mais de três anos, Fernandão deixava o Inter. Porém, tinha convicção de que regressaria ao Beira-Rio em pouco tempo. E não deu outra. O capitão do inesquecível time de 2006 assume um novo desafio no clube que aprendeu amar. Agora não mais dentro de campo, mas com o mesmo objetivo de fazer do Inter um time vencedor, Fernandão promete dedicação máxima na função de diretor técnico.


Fernandão (E) junto ao presidente Giovanni Luigi (C) e o novo vice de futebol Luís Anápio (D)

Para o presidente Giovanni Luigi, a contratação trará muitos benefícios para o time: "É um profissional de extrema responsabilidade, que assume o comando do vestiário. Fará a interface com a comissão técnica e com os jogadores. Tem vivência, liderança e experiência. Me lembro muito bem dele dentro do vestiário, da imagem positiva que ele tem", enalteceu.

> Galeria de fotos do retorno de Fernandão <

Confira abaixo os principais trechos da entrevista coletiva concedida por Fernandão na tarde desta terça-feira.

Coração de colorado

"Disse de coração que pretendia voltar. Naquela época (2008) eu já sabia que seria difícil de continuar jogando por muito tempo. Por isso que nem me despedi, porque sabia que voltaria. Talvez tenha sido um pouco mais cedo do que imaginava, mas estou pronto para assumir esta responsabilidade. Não tenho medo nem titubeei. Vou me entregar de alma e coração e acredito que o Inter vai continuar sendo grande".

O retorno

"O convite surgiu ontem (segunda), mas não me pegou com tanta supresa porque já haviam me comentado há um tempo sobre esta possibilidade. Decidi parar de jogar quando senti novamente a lesão no púbis, em maio deste ano. Caiu como uma luva este convite. Vai ser um upgrade de capitão da equipe. A primeira coisa que falei para o Giovanni Luigi é que eu não estava vindo para substituir um ídolo. Futebol não pode ser emergencial. Tem que ser um trabalho programado, prevendo carências. Este é o plano que pretendo implantar, com os meus pensamentos, a minha maneira de ser e a minha ideologia de futebol".

Visão macro do futebol

"Vou fazer uma ligação entre jogador, treinador e diretoria. Vou observar as categorias de base e planejar a saída de jogadores com antecedência para suprir as carências da melhor maneira possível. Pretendo observar jogadores para encontrar grandes talentos, e não somente contratar jogadores de renome, porque daí é fácil. Quero saber o nome de cada jogador acima de 13 anos do Inter. Quero ver jogos da base e assistir a treinos. Quero saber de tudo. Me preparei para a função. Já estou vendo os jogos de outra maneira, do Inter e de outros clubes".

Valorização do grupo

"Primeiro é importante fazer com quem está aqui se sinta motivado, antes mesmo de trazer reforços. Tenho certeza que o grupo que está aqui hoje é suficientemente qualificado para brigar por títulos. Poucos clubes têm jogadores como Kleber, Tinga, Oscar, Damião. Esse grupo que tem hoje é qualificado para brigar de igual para igual com todo mundo".

Espírito de líder

"Meus amigos que estão aí dentro me conhecem bem, mas vou cobrar todo mundo de maneira igual. Vou liderar da mesma maneira que liderei como capitão".

Pacto com a torcida

"A torcida tem voltar a lotar o Beira-Rio para que o Inter volte a ser vencedor. O torcedor colorado ganha jogo. Isso é certo. Temos que reconquistar a confiança da torcida. Temos que buscar a recuperação no Brasileirão, portanto, vamos em busca destes três pontos contra o Avaí que serão muito importantes para nós. Depois vem a Copa Audi".

A trajetória de Fernandão com a camisa colorada

190 jogos/77 gols

Campeão do Mundial FIFA (2006)
Campeão da Libertadores da América (2006)
Campeão da Recopa Sul-Americana (2007)
Campeão da Dubai Cup (2008)
Campeão Gaúcho (2005 e 2008) 


Outras notícias
Loja Virtual