31/01/2011

Cavenaghi: "Estou com muita gana de jogar"

Resolvidos todos os trâmites contratuais, o atacante argentino Fernando Ezequiel Cavenaghi foi apresentado oficialmente pelo Inter, na tarde desta segunda (31/1), como o mais novo reforço do grupo Campeão de Tudo. Em um ano no qual o time colorado irá em busca do tricampeonato da América, do bi da Recopa e do tetra brasileiro, além da perseguição pelo 40º título estadual, o setor ofensivo acaba de receber um acréscimo de peso. A torcida sabe bem disso, tanto que fez uma grande festa na recepção de Cavenaghi na última sexta-feira.

Antes de conceder a aguardada entrevista, Cavenaghi pediu alguns minutos aos assessores de imprensa para que seu empresário fosse até o hotel buscar uma roupa adequada para a apresentação. Pouco depois, o atacante apareceu vestindo um terno preto, com camisa branca e gravata vermelha. "Creio que a imagem é algo importante para um profissional. Sempre procuro ter este cuidado nas apresentações", justificou o jogador.

Depois de posar para as fotos com a camisa do Inter, Cavenaghi falou sobre o quanto está surpreso com tudo o que está vivendo desde que desembarcou em Porto Alegre. “Sinceramente, a recepção da torcida foi incrível. Eu não esperava. Fiquei muito orgulhoso. É uma oportunidade única que ganhei do Inter. Estou superagradecido pelo interesse que foi apresentado pelo meu futebol. Meu objetivo é ganhar títulos", declarou.

Cavenaghi revelou que buscou informações com os compatriotas Guiñazu e D'Alessandro antes de fechar negócio com o Inter. E as referências foram as melhores possíveis. "Sem dúvida o Inter é uma grande vitrine para eu mostrar meu trabalho e, quem sabe, voltar à Seleção Argentina. O D’Alessandro e o Guiñazu falaram muito bem do clube e da torcida. Ter eles como companheiros também me dá muita gana de jogar. Quero começar a treinar o quanto antes", garantiu o atacante, que assinou contrato de empréstimo por um ano com possibilidade de compra ao final da temporada. 

Carreira

Fernando Ezequiel Cavenaghi é um  atacante formado nas categorias de base do River Plate. No ano de 2000, então com 17 anos, Cavenaghi começou a ser aproveitado na equipe principal. Tentava se firmar em um grupo de grandes jogadores, como D’Alessandro, Pablo Aimar, Demichelis, Celso Ayala, Saviola, Bonano e Cambiasso. Cavenaghi encontrou o seu espaço e começou a se destacar marcando muitos gols com a camisa do River. Conquistou três títulos Clausura, e na edição de 2002 foi o artilheiro com 15 gols marcados. Ao todo, foram 121 jogos e 72 gols anotados pelo River, média de 0,6 gols por partida.

Suas atuações o levaram para a seleção sub-20 da Argentina. Na categoria, El Torrito, como é conhecido, foi campeão Sul-Americano em 2003 e goleador do torneio com oito gols marcados. No mesmo ano, disputou o Mundial Sub-20, no qual a Argentina terminou em quarto lugar. Cavenaghi marcou quatro gols, sendo um dos artilheiros do torneio.

O destaque adquirido fez com que o atacante se transferisse para o Spartak Moscou. Na Rússia, Cavenaghi teve um começo abaixo do seu verdadeiro potencial. Com o tempo, as boas atuações voltaram a ocorrer, chamando a atenção do Bordeaux, da França. Em 2006, o argentino trocou o frio russo pela chance de disputar o campeonato francês.

Na França, voltou a marcar muitos gols e virou um dos ídolos da torcida do Bordeaux. Em 2009, seu oportunismo ajudou a equipe a conquistar o campeonato nacional após 10 anos.  Suas atuações chamaram a atenção do então técnico da Seleção Argentina, Alfio Basile, que o convocou para representar seu país. Sua estreia com a equipe principal da Argentina foi em um amistoso contra o Egito.


Cavenaghi teve trajetória de sucesso no Bordeaux, da França

No segundo semestre de 2010, transferiu-se para o Real Mallorca por empréstimo e teve o desafio de atuar no futebol espanhol. Buscando uma chance de dar um salto ainda maior em sua carreira, Fernando Cavenaghi chega ao Internacional para repetir o sucesso recente de seus compatriotas com a camisa do Colorado.

Ficha técnica

Fernando Ezequiel Cavenaghi
Nascimento: 21/07/1983
Idade: 27 anos
Naturalidade:  O'Brien, Argentina
Altura: 1,81m
Destro

Trajetória

2000-2004: River Plate
2004-2006: Spartak Moscow
2006-2010: Bordeaux
2010-2011: Mallorca

Títulos

Torneo Clausura : 2002 (artilheiro do torneio com 15 gols)
Torneo Clausura : 2003
Campeão Sul-Americano Sub-20: 2003
Torneo Clausura : 2004
Copa da Liga da França: 2007
Supercopa da Françca: 2008
Campeonato Francês: 2009
Copa da Liga da França: 2009
Supercopa da França: 2009


Outras notícias
Loja Virtual