19/08/2010

Artigo: Ousar é o primeiro passo para a conquista

Por Roberto Siegmann
Vice-presidente de serviços especializados e assessor de futebol

Na pré-temporada de Bento Gonçalves, após uma reunião com a nossa agência de propaganda, em um jantar na presença dos jogadores, da direção, dos sócios e convidados de Bento, ao me dirigir aos presentes, revelei o teor da campanha que estávamos iniciando: QUEREMOS TUDO DE NOVO!

Para os primeiros dias de um trabalho que se iniciava, parecia algo assustador - nova comissão técnica, alguns novos atletas – enfim, um longo caminho de incertezas pela frente. Lembro muito bem que, após o jantar, o Fossati, a quem estava entregue o comando técnico, ficou um pouco receoso de que aquele desejo representasse uma pressão excessiva logo no começo dos trabalhos.

Com os primeiros jogos na LIBERTADORES 2010 demos início à caminhada. Nada foi fácil, afinal, sabemos que ninguém está na Libertadores de graça, mas por mérito. Pouco importa a dimensão econômica dos participantes. Desde o bravo Cerro do Uruguai, até o poderoso CHIVAS do México, todos buscam a conquista com todas as forças.

O início do trabalho sempre é difícil, retomar o ritmo, encontrar o esquema tático mais adequado, enfrentar as longas distâncias com deslocamentos penosos e desgastantes entremeados com outras competições. Enfrentamos tudo.

>> Veja a galeria de fotos <<

O presidente Vitório Piffero não poupou recursos para que tudo fosse realizado da melhor maneira. Agimos como um grande clube, que de fato somos. Voos fretados, bons hotéis, alimentação adequada, cumprimento de nossas obrigações com os jogadores.

No futebol, contrariando conselhos, lá estava o experiente Fernando Carvalho. Sim, porque não foram poucos os conselhos para que se poupasse, se afastasse e usufruísse ao longo de sua vida, juntamente com o Vitorio, a condição de dirigente mais vitorioso dos mais de cem anos do Clube. Lembro muito bem de ter dito em certa oportunidade: Fernando, o raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Mas ele aceitou o desafio.

Como diz o Celso Roth, a nossa torcida é exigente, não basta ganhar, não basta avançar na competição, é necessário convencer de que a equipe joga bem.

Nada de novo, pois acostumamos sendo CAMPEÕES DE TUDO, com o melhor, com o topo, com a presença na primeira linha do futebol mundial. Não foi fácil, mas foi!

Que orgulho ver o nosso INTER ser recebido por onde passava, com as honrarias dos grandes. Imprensa internacional, eventos de toda ordem e receio por parte dos adversários.

Ah, como diz um psiquiatra meu amigo, uma das grandes dádivas da natureza para com o ser humano é a de não registrarmos tudo em nossa memória. Sim, porque não seria hora, agora, diante da magnitude da conquista, de reler comentários (muitas vezes exagerados), reproduzir gravações maliciosas, etc. Agora é o momento da grandeza, jogando tudo que enfrentamos em termos de exageros críticos, no canto merecido. Afinal, é assim!
Sabem o que apreendi com o Carvalho nessa jornada? A não valorizar o que não vale a pena, o acessório, sem ser permissivo ou contemplativo. Tínhamos um objetivo e perseguimos, muitas vezes, com se diz ‘patrolando’ os obstáculos que eram colocados à nossa frente.

Nessa madrugada, o coroamento de tudo. Nada é mais importante do que o sorriso estampado no rosto das nossas crianças, futuro do INTERNACIONAL, do que o canto alegre de nossa torcida, do que ver a nossa cidade, o Estado, o Brasil e o mundo, exaltando o Sport Club Internacional.

Por nós que estamos aqui circunstancialmente, pelos que passaram e auxiliaram na construção do INTERNACIONAL, pela MAIOR e MELHOR torcida, VALE A PENA! Vamos querer sempre tudo de novo!

Tenho certeza que há entre torcida, quadro social, dirigentes, comissão técnica, atletas e funcionários um vínculo de confiança, um vínculo que magnetiza as ações. Aliás, apenas para não esquecer, temos um compromisso no final do ano. Alguém tem dúvida do que queremos?

Em nome de todos os dirigentes, MUITO OBRIGADO, TORCIDA COLORADA, E DESCULPEM PELOS EVENTUAIS TRANSTORNOS, AFINAL ELES SÓ OCORREM COM OS GRANDES.


Outras notícias
Loja Virtual