18/06/2010

Renan está de volta ao Gigante

O goleiro Renan foi apresentado no começo da tarde desta sexta-feira como o novo reforço do Internacional. Campeão da América e do Mundial Fifa em 2006, o jogador retorna ao Beira-Rio com um contrato até julho de 2011.

A repatriação

O bom filho à casa volta. Durante a entrevista coletiva de apresentação, Renan não escondeu a felicidade em retornar ao time que o revelou. "É uma emoção diferente voltar à minha casa. Estou muito feliz, assim como minha família, que é toda colorada. A camiseta me senta muito bem e já estou preparado para ajudar o Inter. Vou viver intensamente esta retomada, coisa que eu não tive tanto lá fora. Estava só eu e minha esposa, não tendo essa vivência que tenho aqui. São 12 anos aqui dentro do Inter", destacou Renan.

Segundo o goleiro de 25 anos, a experiência na Europa foi positiva: "Creio que evoluí em alguns fatores, trabalhando a parte técnica como goleiro. Agora preciso adaptar esta parte aqui no Brasil, que tem um futebol diferente", disse o jogador. Renan também reafirmou que sempre deixou as portas abertas no Inter. "Eu nunca diria não ao Inter. Sempre estive disposto a ajudar o clube e voltar quando a oportunidade aparecesse", disse.

O vice-presidente de Serviços Especializados e assessor de futebol Roberto Siegmann destacou a atuação do 2º vice-presidente Mário Sérgio Martins, que viajou para a Espanha para agilizar o trâmite da contração de Renan. "Ele foi fundamental nesta transação. Fica aqui o registro público", disse Siegmann na coletiva.

Goleiraço prata da casa

O goleiro Renan é mais um grande jogador formado nas categorias de base do Clube. Mas antes de ingressar nas equipes do Inter, o jovem goleiro, na época com 7 anos, se inscreveu na Escola Rubra. Com 10 anos, passou a fazer parte das seleções pelas quais começou a disputar títulos pelo Inter. Seguidamente convocado para as seleções de base do Brasil, Renan se destacava com muita segurança no gol e com uma grande habilidade na defesa de pênaltis. Aos 15 anos, participou da conquista do título mundial da Copa Nike.


Goleiro Renan está de volta ao Beira-Rio após dois anos no futebol espanhol

Atuações destacadas

O ano de 2005 marcou a estreia do goleiro no grupo profissional. Em 2006, Renan atingiu uma marca difícil de ser batida: quebrou o recorde que pertencia a Taffarel, ficando oito jogos e 50 minutos sem sofrer gol pelo Campeonato Brasileiro. Em 2007, recebeu sua primeira convocação para a Seleção principal, para amistoso contra a Irlanda. Renan já havia defendido o gol do Brasil em todas as categorias, sendo titular e capitão do time sub-20 no Mundial de 2005.


Experiência na Europa

Assumiu a condição de titular do Inter em janeiro de 2008, na conquista do Torneio de Dubai. Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, foi medalha de bronze no time do técnico Dunga.

Na sua volta, já tendo disputado 78 jogos com a camisa colorada e com as conquistas do Mundial FIFA e da Libertadores no currículo, Renan acertou sua transferência para o Valência visando ocupar uma posição que estava carente no clube espanhol.

Começou com uma boa sequência, mas perdeu espaço após sofrer uma lesão. Na sua primeira temporada, atuou em 20 jogos com a camisa do Valência. O fim do campeonato nacional se encerrou para Renan com uma disputa pela posição com o experiente goleiro César, ex-Real Madrid e Seleção Espanhola. Dessa maneira, o goleiro de 25 anos optou por ser titular absoluto do Xerez, que subia para a primeira divisão na temporada 2009/2010.

Com a camisa do Xerez, atuou em 32 jogos, totalizando 3037 minutos em campo. Na liga espanhola encarou com naturalidade grandes craques do futebol mundial como Kaká, Cristiano Ronaldo, Raúl, Messi, Ibrahimovic, Henry, entre outros. Renan fez sua última partida pelo Xerez no dia 16 de maio, no empate em 1 a 1 com o Osasuna. A equipe que havia subido para a primeira divisão nesta última temporada acabou voltando para a segunda divisão. Porém, diferente do restante da equipe, o goleiro formado no Beira-Rio sempre teve suas atuações destacadas pela imprensa espanhola.

Renan está voltando para casa e para os braços da torcida colorada. Assina até julho de 2011 com o clube colorado.

 


Ficha técnica:

Nome completo: Renan Brito Soares
Nascimento: 24 de janeiro de 1985 (Viamão-RS)
Altura: 1m87cm

Clubes: Internacional (05-08-2010), Valencia (08-09) e Xerez (09-2010).

Títulos:
Campeonato Gaúcho: 2005 e 2008
Copa Libertadores: 2006
Mundial FIFA: 2006
Recopa Sul-Americana: 2007
Bronze Olímpico: 2008


Outras notícias
Loja Virtual