21/05/2010

Museu: a Taça do primeiro título Metropolitano do Inter

No início do século XX, a principal competição disputada pelo Internacional era o campeonato citadino, a primeira taça que o colorado recebeu em razão da conquista deste  encontra-se exposta no Museu do Inter.  Essa foi primeira de um total de 24 conquistas que tem como marco inicial no ano de 1913, no mês de setembro, o Inter com sede na recém alugada Chácara dos Eucaliptos, na Azenha, venceu a última partida por 5 x 0 contra o Frisch Auf.

A equipe era formada por: Russomano, Paulo, Simão Alves, Zé Pereira, Carlos Kluwe, Pedro Chaves, Túlio Araújo, Victor Galvão, Müller, Fabrício e Francisco Vares. Da equipe campeã Citadina do início do século, podemos destacar o jogador do Internacional Carlos Kluwe. Inserido no perfil dos “players” do início do século, ou seja, geralmente estudantes e filhos de comerciantes, Kluwe, vindo do interior do estado, além de cursar medicina, se dedicava muito ao time, sendo jogador e diretor do clube. Carlos inclusive auxiliava no treinamento de seus companheiros ensinando-os e forçando-os a chutar com os dois pés, tornando-se assim o diferencial da grande equipe que se destacava.

Este troféu representa os campeonatos Citadinos de 1913 e 1914. O campeonato era disputado por várias agremiações, bastante equivalentes em termos de futebol e recursos, o que tornava o torneio muito difícil e disputado. Entretanto o Internacional se destacou: além de vencer o municipal pela primeira vez em 1913, conquista ainda as outras quatro edições consecutivas, tornando-se força hegemônica da cidade por cinco anos seguidos.

Fontes
DOS SANTOS, Carlos Lopes. Na Sombra dos Eucaliptos. 1975.
FISCHER, Luís Augusto. Dicionário Colorado.2009.
FISCHER, Luís Augusto. O time do meu coração.2009.

Pesquisador: Leandro Fonseca 
Revisão: Equipe de Pesquisa Histórica do Museu do Inter
Foto: Acervo do Museu e  Júlia Bertolucci

Saiba isso e muito mais visitando o Museu do Sport Club Internacional - Ruy Tedesco. O espaço funciona de terça a domingo das 10h às 18h, fechando a bilheteria às 17h30min. É importante ressaltar que a bilheteria fecha 30 minutos antes do encerramento das atividades do Museu. O valor da entrada inteira é de R$ 10,00. Crianças, idosos, estudantes e professores pagam meia entrada. Sócios em dia com o clube são isentos. O contato com Museu pode ser feito através do telefone (51) 3230-4669 ou [email protected].


Outras notícias
Loja Virtual