20/04/2010

Museu do Inter: a história da fundação colorada

O novo Museu do Inter já emociona seus visitantes. Entre tantas atrações, o que se destaca é a restauração da história do Internacional. Uma etapa dela é a fundação do clube, em 1909. Confira a pesquisa feita pelo novo espaço colorado sobre esta inesquecível data:

O Sport Club Internacional foi fundado oficialmente em  4 de abril de 1909 na cidade de Porto Alegre. Esta cidade, no início do século XX, contava com apenas algumas centenas de habitantes e já possuía alguma atividade industrial, assim como estradas de ferro e automóveis. Neste período,  o ‘foot-ball' já era praticado no Brasil por associação de jogadores, em que só praticavam o esporte aqueles que fossem associados. Portanto, as agremiações limitavam o número de sócios para que ninguém perdesse lugar na equipe.

Henrique Poppe, vindo de São Paulo, era um jovem estudante em busca de oportunidade no ramo comercial. Além disto, Poppe já era praticante do futebol, e encontrava dificuldades para se associar em algumas agremiações de jogadores para praticar o esporte.  Foi de Poppe, segundo algumas fontes, a idéia de fundação de uma nova associação de jogadores, só que esta com um diferencial : ser aberta.  Ou seja, onde “todos”  que quisessem poderiam se associar. Foi então realizada a 1ª Assembléia Geral no dia 04 de abril de 1909, em que 40 pessoas assinaram a ata de fundação do clube

Apesar da fundação do clube, a notícia da sua denominação só veio ao conhecimento da imprensa no dia 14 de abril, quando o jornal Correio do Povo divulga que “um grupo de jovens empregados no comércio (...) havia fundado uma sociedade para a cultura do football.  A nova associação (...) denomina-se Sport Club Internacional”. A  denominação do clube, assim como as cores adotadas, vermelho e branco, foram decidias na segunda Assembleia Geral ocorrida no dia 11 do mês de abril de 1909.

Saiba isso e muito mais visitando o Museu do Sport Club Internacional - Ruy Tedesco. O espaço funciona de terça a domingo das 10h às 18h, fechando a bilheteria às 17h30min. É importante ressaltar que a bilheteria fecha 30 minutos antes do encerramento das atividades do Museu.O valor da entrada inteira é de R$ 10,00. Crianças, idosos, estudantes e professores pagam meia entrada. Sócios em dia com o clube sao isentos. O contato com Museu pode ser feito através do telefone (51) 3230-4669 ou [email protected].


Outras notícias
Loja Virtual