18/04/2010

Marketing do Inter é coisa séria

Jorge André Avancini
Diretor executivo de Marketing do Internacional

Recentemente o Sport Club Internacional foi alvo de declarações levianas sobre a veracidade do tamanho do nosso quadro social. E, éticos que somos, rechaçamos a possibilidade de entrar em uma contenda verbal por meio da imprensa. Primeiramente porque entendemos que ataques do gênero são, na verdade, fruto de despeito de um trabalho bem executado, que se tornou referência nacional e case de sucesso inclusive no exterior.

Em segundo lugar, porque as razões que nos movem a dar o sangue diariamente por este clube não têm relação alguma com as agremiações rivais; não queremos ser melhor do que ninguém. O que nos faz seguir adiante é o imenso amor que sentimos por esta instituição e o respeito à paixão que você, amigo(a) torcedor(a), sócio(a) ou não, também tem por ela.

Por isso, muito mais importante que responder aos outros, é ter a oportunidade de mostrar, neste espaço, alguns dos mais expressivos resultados obtidos não apenas pela Diretoria de Marketing, como pela administração do presidente Vitorio Piffero nos últimos anos:

- Segundo estudo recente da consultoria Crowe Horwath RCS, o Sport Club Internacional tem a marca mais valiosa do Brasil entre os clubes de futebol fora do eixo SP-RJ. Calcula-se que hoje nossa marca valha R$ 230,9 milhões;

- Gostem os adversários ou não, temos, sim, o 6º maior quadro social do mundo entre os clubes de futebol - único brasileiro -, com 105 mil sócios;
 
* Possuímos atualmente 2 mil produtos licenciados: entre 2006 e 2009, as receitas com a venda de produtos oficiais cresceu 822%;
 
* Entre outubro de 2008 e março de 2010, o número de lojas oficiais (franquias) do Sport Club Internacional saltou de 18 para 60 (crescimento de 233%);
 
* Em 2009, o clube conquistou os prêmios "Top de Marketing", na categoria ESPORTES, e "Peter Drucker", de Melhor Case de Marketing do ano no Rio Grande do Sul, pelo trabalho "O Centenário de Todo Mundo", em comemoração aos 100 anos de sua fundação. As honrarias foram concedidas pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, filial RS;
 
* O Sport Club Internacional foi eleito em 2009 o "Melhor Clube de Futebol do Brasil", em termos de administração, organização e gestão, pelo Instituto Brasileiro de Verificação e Gestão (IBVG).
 
* Somos o único clube do Brasil certificado com o selo ISO 9001 sob o escopo "Atendimento ao Torcedor". Em 20 de janeiro de 2010, a certificadora responsável pelo processo recomendou a manutenção do selo. Tamanha eficiência em gestão, marketing e administração garantiu ao Sport Club Internacional o direito de ser, também, o único clube gaúcho escolhido pela Fifa como sede da Copa do Mundo de 2014 (uma das três sedes privadas selecionadas).
 
* A exemplo do que aconteceu em 2009, teremos neste ano o 2º maior orçamento do futebol brasileiro. A previsão, com suplementação, é de R$ R$ 171 milhões, contra R$ 143 mi de 2009 (alta de quase 20%).

Tamanha competência também fora de campo realmente deve incomodar. Por isso, aos rivais, fica a certeza de que ainda há muito por fazerem.

Enquanto isso, seguimos com o trabalho, tendo como objetivo único fazer do nosso amado Internacional cada vez maior e mais forte, contribuindo também assim para sua felicidade, prezado(a) torcedor(a) colorado(a), que é nossa verdadeira razão de existir.


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