07/03/2010

Gauchão: Inter vence São Luiz em Ijuí

Por Alexandre Corrêa e Felipe Silveira
Fotos: Alexandre Lops

O Internacional venceu o São Luiz por 1 a 0, com um gol do lateral Eltinho aos 40min do segundo tempo. O jogo, válido pela segunda rodada do returno do Gauchão, foi disputado na tarde deste domingo, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí. O time colorado soma seis pontos na liderança do Grupo 2, e encara o Veranópolis fora de casa na próxima rodada.


Inter, do atacante Taison, segue com 100% de aproveitamento no returno do Gauchão

O Inter encarou o primeiro jogo fora da Taça Fábio Koff diante do São Luiz, em Ijuí. Como terá um importante jogo pela Libertadores da América na próxima quinta – contra o Deportivo Quito, no Equador -, o técnico Jorge Fossati poupou alguns titulares na partida disputada no Estádio 19 de Outubro.  O Inter começou com Abbondanzieri; Índio, Sorondo e Juan; Bruno Silva, Josimar, Wilson Mathias, Andrezinho e Eltinho; Taison e Leandro Damião. Técnico: Jorge Fossati.

Duelo equilibrado

Os minutos iniciais do jogo foram bastante equilibrados, com os dois times marcando forte e buscando o ataque.  Aos 2min, Wilson Mathias deu bom lançamento para Taison, na ponta-esquerda, que entrou na área e chutou rasteiro para defesa de Oliveira. O São Luiz contra-atacou aos 5min: Leandro recebeu na área, pela direita, e chutou forte por cima. Aos 9min, após cruzamento da direita, Índio tentou cortar, a bola tocou na sua perna e quase entrou, encobrindo o goleiro. Um susto! Aos 11min, Taison chutou forte por cima.

O São Luiz jogava com qualidade, de igual para igual com o Inter. Até a partida deste domingo, a equipe de Ijuí havia vencido todas em casa no Gauchão. Aos 20min, Xaro cruzou da esquerda e Leandro cabeceou por cima com perigo. Dois minutos depois, Jean Paulo chutou forte de fora da área e Pato Abbondanzieri defendeu em dois tempos. A resposta colorada foi imediata. Aos 23min, Bruno Silva arriscou de fora da área com força e Oliveira foi obrigado a espalmar para o alto.

Perigo de gol

O Inter quase abriu o placar aos 25min: Eltinho deu grande passe para Taison na área. O atacante tentou desviar do goleiro, mas a bola foi para fora. Aos 28min, Luciano Fonseca cobrou falta forte, Pato espalmou e o jogador do São Luiz completou para o gol, mas o juiz anulou acertadamente o lance por impedimento.


Atacante Leandro Damião tenta o domínio: Inter atuou com um time misto

A partida seguia com lances bem disputados, mas com poucas chances de gol. Aos 40min, Jean Paulo arriscou de fora da área e Pato defendeu em dois tempos novamente. No minuto seguinte, Taison deu bom passe para Leandro Damião, na área, que chutou rasteiro para Oliveira defender. Aos 46min, Xaro cobrou falta e Pato defendeu, sem problemas.

Guinãzu e Alecsandro entram na etapa final

O primeiro lance de perigo do segundo tempo foi protagonizado pelo São Luiz. Aos 7min, Xaro cobrou um falta e a bola acertou a trave direita. Aos 9min, Guiñazu foi a campo no lugar de Josimar. A entrada do ídolo argentino arrancou aplausos da torcida colorada presente no 19 de Outubro. Aos 12min, Andrezinho avançou pelo meio e chutou colocado no ângulo para defesa espetacular de Oliveira para escanteio. Aos 18min, Alecsandro foi chamado por Fossati para o lugar de Leandro Damião. Na sua primeira jogada, o centroavante desviou no cantinho, de peixinho, muito perto do gol.

Abbondanzieri salva

O goleiro Pato Abbondanzieri mostrou toda a sua qualidade aos 19min, em uma defesa espetacular que evitou o gol do time da casa. Nicolas recebeu livre na área e chutou em cima de Pato, que espalmou para escanteio.


Abbondanzieri fez importnates defesas na partida disputada no Estádio 19 de Outubro

Jogo eletrizante

Aos 31min, o meia Thiago Humberto, que havia entrado no lugar de Taison, sofreu falta próximo à área. Raone, do São Luiz, foi inclusive expulso com o segundo cartão amarelo. Andrezinho cobrou a falta por cima, sem perigo. Aos 38min, Thiago Humberto experimentou de fora da área e Oliveira fez grande defesa. No rebote, Andrezinho chutou no corpo da defesa. Na sequência, Nicolas recebeu na área, livre, e chutou para fora em uma boa oportunidade do São Luiz.

Eltinho marca pela primeira vez

O gol da vitória surgiu em uma jogada coletiva. Aos 40min, Wilson Mathias recuperou a bola na intermediária, tocou em Bruno Silva, que cruzou para Andrezinho. O meia fez um corta-luz para Eltinho, que chutou forte no canto para abrir o placar em Ijuí. Inter na frente, no finalzinho. Foi o primeiro gol do lateral com a camisa colorada.

Pressão colorada no final

O Inter cresceu com o gol e quase chegou ao segundo nos minutos finais. Aos 43min, Alecsandro fez boa jogada pela direita e rolou para Thiago Humberto, livre na área, chutar por cima. Aos 45min, Pato deu grande lançamento com os pés para Andrezinho, que entrou livre, mas Oliveira salvou com um tapinha providencial. No lance seguinte, Alecsandro tentou encobrir o goleiro e quase marcou um golaço de longe. Aos 48min, após bola cruzada para a área, Beto Fronza cabeceou para mais um milagre de Pato, que fez importante defesa, garantindo a vitória colorada. A arbitragem, no entanto, já marcava impedimento.

Com a vitória, o Inter chega aos 6 pontos  e lidera de forma isolada o Grupo 2 do Gauchão. No próximo domingo (14/3), o adversário é o Veranópolis, na Serra Gaúcha.

“Foi um jogo difícil, mas fizemos os três pontos. O time melhorou com as substituições no segundo tempo, principalmente na finalização”, avaliou o técnico Jorge Fossati.

"Futebo gaúcho é duro mesmo, tem pouco espetáculo. O importante é  a vitória fora de casa", disse o vice-presidente de futebol Fernando Carvalho.

"Estou feliz e continuar mantendo o que to fazendo para os próximos jogos", festejou Juan.

"Foi tudo bom. Me senti muito cômodo e muito bem. É um campo muito difícil de jogar e foram três pontos importantes. Estou muito contente pelo triunfo", disse Pato, um dos destaques da vitória.

"A gente perdeu o primeiro turno, mas estamos em busca do título do segundo turno", disse o meia Andrezinho.

"O Fossati pediu que a gente chutasse mais no segundo tempo. Foi o que fizemos e deu certo. Esta é um das minhas características, chutar a gol. Ainda estou me adaptando ao novo clube, mas venho me esforçando muito nos treinamentos e procuro não desperdiçar as oportunidades", afirmou o lateral Eltinho.

São Luiz (0): Oliveira; Beto Fronza, Marcelo Oliveira e Raone; Jonathan, Rudiero, Baiano, Jean Paulo (Chiquinho) e Xaro; Luciano Fonseca (Carlinhos) e Leandro (Nicolas). Técnico: Beto Campos.

Internacional (1): Pato Abbondanzieri; Índio, Sorondo e Juan; Bruno Silva, Josimar (Guiñazu), Wilson Mathias, Andrezinho e Eltinho; Taison (Thiago Humberto) e Leandro Damião (Alecsandro). Técnico: Jorge Fossati.

Gol: Eltinho (I), aos 40min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Josimar, Eltinho, Juan (I), Raone (SL).  Expulsão: Raone (SL).

Arbitragem: Leonadro Gaciba, auxiliado por José Antônio Filho e Carlos Henrique Selbach.

Local: 19 de Outubro, Ijuí.


Outras notícias
Loja Virtual