03/02/2010

Inter vence, lidera e tem melhor campanha do Gauchão

Por Alexandre Corrêa (texto)
e Alexandre Lops (fotos)
De Novo Hamburgo
Edição: Marcos Bertoncello

O Internacional venceu por 3 a 1 o Novo Hamburgo na terrivelmente quente noite desta quarta-feira, no Estádio do Vale. Leandro Damião, Sorondo e Thiago Humberto fizeram os gols do Inter, que lidera o Grupo 2, com 16 pontos, e é dono da melhor campanha do Gauchão até o momento.

Além do adversário em campo, o Novo Hamburgo, o Internacional teve outro desafio a superar: o forte calor da noite de quarta-feira. Sob uma sensação térmica de 40ºC, as equipes se enfrentaram no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho. Melhor para o Inter que venceu por 3 a 1 e assumiu a liderança do Grupo 2 com 16 pontos, além de confirmar a melhor campanha no campeonato até o momento; 88% de aproveitamento. Leandro Damião, Sorondo e Thiago Humberto marcaram os gols. Paulinho descontou para o Noia.


Andrezinho foi um verdadeiro maestro no meio-campo colorado

Com tanto calor, a partida entre Internacional e Novo Hamburgo começou lenta, com as equipes impondo um ritmo devagar nos primeiros dez minutos de jogo. Vantagem do meio-campo colorado, formado por Glaydson, Wilson Mathias e Andrezinho, que conseguiu se entrosar e começar a criar boas jogadas. Tanto é que aos 13min, o primeiro lance perigoso surgiu a favor do Inter. Danilo arrancou pela esquerda, driblou o marcador, entrou na área e cruzou para Edu concluir ao lado do gol. Em seguida, saiu o gol colorado. Leandro Damião (foto abaixo comemorando com Andrezinho), aos 14, encontrou Andrezinho, que rapidamente lançou Damião novamente. O centroavante arriscou de fora da área rasteiro e forte para marcar um lindo gol. Foi o quarto de Leandro Damião no Campeonato Gaúcho, artilheiro da equipe na temporada.

A partir daí, o Inter só cresceu. Nei e Danilo faziam a festa pelo lado esquerdo de ataque colorado. Além deles, Leandro Damião seguia dando muito trabalho aos zagueiros do Novo Hamburgo com seus domínios precisos de costas para o gol. Aos 25min, Nei limpou a marcação e chutou forte de fora da área para boa defesa do goleiro Nicolas. Os donos da casa só causaram periogo à defesa colorada aos 26 minutos. Após cruzamento do lateral Paulinho ser cortado de soco pelo goleiro Muriel, Maiquel soltou a bomba por cima do gol. E foi só. A zaga do Inter, que contou com Danny Morais, Sorondo e Danilo impediu qualquer investida mais forte do Noia.

Mas se atrás e na frente o Internacional dominava, um jogador do meio-campo colorado foi um verdadeiro maestro na etapa incial: Andrezinho. Além do passe para o gol de Damião, o meia era o centro das principais jogadas do Inter. Andrezinho ainda seria participante do segundo gol da equipe; uma jogada bem ensaiada pelo técnico Jorge Fossati. Aos 46min, em falta pela direita na entrada da área, o meio-campo cobrou com qualidade encontrando Edu, que desviou de cabeça para Sorondo na pequena área tocar também de cabeça no ângulo da goleira adversária, 2 a 0. Fim de papo no primeiro tempo.

Segundo tempo perigoso, mas Inter definiu

Os times voltaram sem alterações para a etapa final. Os donos da casa logo tentaram pressionar o Internacional, diferentemente do que ocorreu no início do jogo. Com o placar adverso, o Noia apostava na velocidade de seus jogadores pelas laterais do campo e nos cruzamentos para a área de Muriel. Se o goleiro colorado foi pouco exigido no primeiro tempo, teve bastante trabalho no segundo. A pressão resultou em um pênalti para o Novo Hamburgo. Em lance duvidoso, Paulinho ingressou na área e dividiu com Wilson Mathias e Muriel. O árbitro Francisco Neto assinalou a penalidade. O próprio Paulinho cobrou bem e descontou aos 14 minutos, 2 a 1.

O gol parecia que iria pôr de vez o Novo Hamburgo no campo colorado, mas não. A equipe de Fossati mostrou maturidade e em seguida retomou o controle do jogo. O calor seguia intenso e o ritmo da partida consequentemente caiu. As entradas de Thiago Humberto e Walter deram mais consistência ao meio-campo do Inter. Desesperado, o Noia tentava de qualquer maneira o gol de empate. Tanto é que o atacante Maiquel, após simular duas vezes falta dentro da área, recebeu dois cartões amarelos e foi expulso da partida. Aos 30min, Gustavo foi lançado, ficou cara a cara com Muriel mas chutou para defesa salvadora do goleiro colorado. No rebote, Sorondo afastou da pequena área. Porém, com um jogador a menos, o Noia não conseguia mais adentrar à defesa do Inter.

O jogo então foi definido a favor do Internacional aos 41 minutos. Bruno Silva recuperou a bola no campo de ataque colorado e invadiu a grande área. Num cruzamento preciso, o lateral uruguaio encontrou Thiago Humberto, livre, para marcar o terceiro gol, 3 a 1. Foi o primeiro gol do jogador em sua primeira partida com a camiseta do Inter. Com isso, a equipe de Fossati prendeu a bola e administrou bem o resultado até o final da partida.


Thiago Humberto entrou bem na etapa final e sacramentou a vitória colorada fora de casa

Entrevistas pós-jogo

"Foi importante esta vitória. É bom ressaltar que a equipe tem que evoluir ainda. Não podemos entrar como entramos no segundo tempo, deixando o adversário descontar. Mas valeu pelo espírito de luta, tranquidade após o gol contra. Saimos com um bom resultado e provamos que o grupo é forte", falou o capitão da noite Andrezinho

"Sair com vitória novamente é muito bom. Tivemos um empate na competição com o time B, que nos representou muito bem diga-se de passagem. O Inter é um só e mostrou que é forte e competente", elogiou o zagueiro Danilo.

"Nós podemos ver o tamanho que o Inter tem. Mesmo usando vários jogadores, a equipe mantém o bom nível e hoje não foi diferente", afirmou Glaydson.

"Construímos o 2 a 0 com tranqulidade e deixamos eles jogarem. Levamos o gol, mas depois controlamos novamente o jogo. Conseguimos os objetivos que eram os tres pontos", disse o goleiro Muriel.

"Nós temos um trabalho planejado. As pessoas podem questionar, mas isso está provado. Time B ou A tem que ter sequência. Está tudo de acordo com o que planejamos. Temos que vibrar com todo nosso times, que são muito bons. Todos que entraram hojeprovaram que podem ser titulares do Internacional. A minha queixa é com os auxiliares. Acho que faltou concentração, pela anulação dos dois gols nosso", questionou Fernando Carvalho.

"Eu não trabalho com onze jogadores, mas sim com o grupo e deste sai o time. Com uma temporada intensa, temos que ter um elenco preparado e hoje isso foi mostrado. Todos estão prontos para defender o Inter para quando precisar. Sobre a Libertadores, ainda temos tempo para trabalhar e poder encaminhar a lista dos atletas que serão inscritos. Alguns vão ficar fora, pois é complicado elencar 25 jogadores num grupo que possui tantos profissionais de qualidade. Gosto do meu esquema com três zagueiros e procuro mantê-lo. Danilo e Sorondo foram muito bem e o sistema está se encaixando", comentou Fossati

"Não há onze fixos, mas a base titular provavelmente voltará a campo no domingo contra o Avenida. O Andrezinho é um grande jogador e não precisa de um desfalque para ingressar na equipe. Quero aproveitar para desejar ao D'Alessandro uma boa recuperação, que, apesar de longe, fez parte das vitórias de hoje e no Gre-Nal.", destacou o treinador colorado.

Novo Hamburo (1): Nicolas; Fininho (Edmar), Micael, Edson Borges e Paulinho, Marcio Hanh, Preto, Chicão (Reginaldo) e Emerson; Maiquel e Gustavo (Michel). Técnico Gilmar Iser.

Internacional (3): Muriel; Danilo Silva, Sorondo e Danny Morais; Bruno Silva, Glaydson (Walter), Wilson Mathias, Andrezinho e Nei (Bolívar); Edu e Leandro Damião (Thiago Humberto). Técnico: Jorge Fossati.

Gols: Leandro Damião (I), aos 14min do primeiro tempo, Sorondo (I), aos 46min do primeiro tempo, Paulinho (NH), aos 14min do segundo tempo, Tiago Humberto (I), aos 41min do segundo tempo.

Amarelos: Glaydson, Danilo, Nei, Wilson Mathias (I), Fininho, Márcio Hahn, Maiquel (NH).

Expulsão: Maiquel (NH).

Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.

Arbitragem: Francisco Neto, auxiliado por Marcelo Barison e José Inácio de Souza.


Outras notícias
Loja Virtual