Copa 2014: o mundo no Gigante

O Sport Club Internacional orgulha-se de ter recebido em seus estádios duas edições da Copa do Mundo. Em 1950, o saudoso Eucaliptos foi palco de duas partidas. Em 2014, no segundo Mundial realizado no Brasil, o Beira-Rio foi a sede gaúcha do maior evento do planeta. Desta vez foram cinco jogos, quatro pela fase classificatória e uma pelas oitavas de final.


Casa dos colorados foi palco de duelos históricos (foto: Fred Colorado)

Três campeões mundiais passaram pela casa dos colorados: França, Argentina e Alemanha, assim como a três vezes vice-campeã Holanda. Uma curiosidade: das quatro, três avançaram, pelo menos, até a semifinal do torneio. Houve também representantes dos cinco continentes, e todos os confrontos disputados na casa dos colorados foram emocionantes. Os torcedores, que compareceram em uma média de 42 mil em cada partida, puderam se deleitar com 22 gols, o que representa uma média superior a quatro por jogo.

É certo que o Gigante fez bonito na Copa de 2014! Os milhares torcedores de diferentes lugares do mundo que passaram por ele levaram boas lembranças, independente do resultado em campo, pois puderam conhecer este moderno templo do futebol brasileiro. A torcida colorada também marcou presença em todos os jogos, entoando os tradicionais cânticos que são a verdadeira trilha sonora do Beira-Rio para o mundo inteiro ouvir.

> Vídeos: a festa das torcidas no Gigante

Veja como foi cada uma das partidas:


15/6 - França 3x0 Honduras

1ª rodada do Grupo H

Campeã em 1998, a França não encontrou dificuldades para bater a seleção de Honduras. O segundo gol da partida pode ser classificado como o primeiro 'gol tecnológico' da história das Copas. Isso porque ele só foi validado graças à nova tecnologia da Linha do Gol, que flagrou que a bola havia ultrapassado a linha. Leia a crônica da partida.


18/6 - Austrália 2x3 Holanda
2ª rodada do Grupo B

Foi um jogaço de cinco gols, com duas viradas no placar. A favorita Laranja Mecânica saiu na frente, mas sofreu o empate no lance seguinte em um gol de placa, um dos mais lindos da Copa, anotado por Cahill. No segundo tempo, os australianos fizeram 2 a 1. Foi então que a Holanda mostrou a sua força e conseguiu reverter o resultado, vencendo por 3 a 2. Veja como foi
 

22/6 - Coreia do Sul 2x4 Argélia
2ª rodada do Grupo H

Mais uma partida bastante movimentada no Gigante. A Argélia chegou a fazer 3 a 0 no primeiro tempo, mas a Coreia voltou para a etapa final tentando reagir. Chegou a marcar um gol, mas os africanos marcaram o quarto. A seleção asiática fez mais um, no entanto o placar continuou favorável à Argélia, que voltou a vencer na Copa após 32 anos. Relembre a história deste jogo
 

25/6 - Argentina 3x2 Nigéria
3ª rodada do Grupo F

Porto Alegre presenciou uma verdadeira invasão de torcedores argentinos, que tinham como destino final o Beira-Rio. A vaga às oitavas já estava garantida, mas a Argentina queria fazer bonito diante da sua massa. Todos os holofotes estavam voltados para o craque Messi, que correspondeu à altura com dois gols na vitória dos hermanos. Veja como foi!


30/6 - Alemanha 2x1 Argélia

Oitavas de final

Foi uma partida para fechar com chave de ouro a participação do Beira-Rio na Copa 2014. A favorita Alemanha não teve vida fácil contra a Argélia, que há havia atuado no Gigante na primeira fase. No tempo normal, houve empate em 0 a 0. Os gols saíram somente na prorrogação e os alemães venceram por 2 a 1. Saiba como foi.

Loja Virtual