GUARDA POPULAR

Sendo atualmente a maior e principal torcida do Sport Club Internacional, a Guarda Popular foi fundada em 2004, cresceu rapidamente e tornou-se um divisor de águas na cultura colorada, revolucionando para sempre o ambiente nas arquibancadas e mudando para melhor o clima do Beira-Rio.

Em um contexto histórico onde ocorria o fechamento da antiga “Coreia”, a criação de setores populares atrás dos gols na arquibancada inferior, uma sensação de necessidade de renovação nas músicas e na forma de torcer entre a torcida colorada e também em um período em que a gana por vitórias começou a unir e inflamar os colorados, tudo parecia conspirar naturalmente para um movimento espontâneo e incontrolável, que aumentava em quantidade de adeptos e intensidade da festa nestes locais de ingressos mais baratos a cada partida. Com uma ideia diferente das torcidas organizadas tradicionais, onde normalmente os torcedores eram formalmente integrantes das mesmas e iam ao estádio uniformizados, a Guarda Popular inovou ao acolher todos os colorados por simples adesão, bastando aproximar-se do setor e começar a cantar junto, sem parar, apoiando o Inter incansavelmente durante os 90 minutos.

Com sua festa característica e de visual marcante, as barras atravessadas sobre a arquibancada, centenas de bandeirolas, os inesquecíveis espetáculos com sinalizadores e uma banda contagiante que tornou-se o coração do Beira Rio, a Guarda Popular trouxe toda a torcida para junto do time, fazendo o nosso Gigante rugir como nunca visto e, assim, tendo papel fundamental em nossas maiores conquistas recentes.

Localizada logo atrás do gol sul na arquibancada inferior, no setor conhecido como "Portão 7", a Guarda Popular tem como característica muito forte a sua musicalidade. Seja agregando novos ritmos, instrumentos, e uma sonoridade completamente diferente à cultura de arquibancada do Sport Club Internacional, compondo quase uma centena de novas músicas que exaltam o amor ao Inter e o apoio incondicional ao time em campo, seja tendo produzido de maneira independente dois CDs e um DVD ou, mais recentemente, criado uma escola de música de excelência em parceria com o Clube, a qualidade do seu trabalho musical, além das imagens espetaculares de suas grandes festas na arquibancada ao longo dos anos, lhe rendeu reconhecimento em todo o Brasil e também no exterior. Assim, a Guarda Popular é hoje, há mais de 10 anos, uma das mais importantes e influentes torcidas da América Latina, respeitada e admirada por sua produção cultural, com influências diversas, porém sempre com originalidade.

guardapopular.com.br

facebook.com/OficialGuardaPopular

instagram.com/popularoficial

twitter.com/PopularOficial

youtube.com/user/OficialGuardaPopular

TORCIDA ORGANIZADA CAMISA 12

A Torcida Organizada Camisa 12 é primeira torcida organizada do Sport Club Internacional. Fundada em 1969 (ano de inauguração do estádio Gigante da Beira-Rio) por Vicente Lomando Rao, Hernani Becker, Jorge Birolho e Victor Tavares do Santos, a Camisa 12 é a torcida organizada mais antiga do sul do país e uma das mais tradicionais do Brasil.

Posicionada atualmente atrás do gol norte do Estádio Beira-Rio, próxima ao Portão 3, a Camisa 12 é hoje a maior torcida organizada do Rio Grande do Sul, sendo a segunda maior e mais influente torcida do Sport Club Internacional. Seu lema é “Ontem, Hoje e Sempre” e é conhecida no meio das torcidas organizadas como "A maior do Sul". Algumas de suas características mais marcantes são a sua bateria de sonoridade intimamente ligada ao samba, fruto de sua relação direta e de longa data com o carnaval de Porto Alegre, o uso de grandes bandeiras com mastros de bambu e seus integrantes sempre uniformizados com camisetas de cor predominante branca com vermelho. Assim, a Camisa 12 segue fazendo sua festa nas arquibancadas do nosso Gigante, como principal representante da tradicional cultura das torcidas organizadas, parte indissociável do ambiente do estádio Beira-Rio.

Na década de 90, quando a Federação Gaúcha de Futebol premiava a melhor torcida do Campeonato Gaúcho, foi a entidade que mais levantou a taça. Foi pioneira no sul do país por confeccionar o primeiro bandeirão, medindo aproximadamente 3.800m² e também foi precursora em fazer festas utilizando mosaicos. Com eleições democráticas a cada 2 anos, mais uma vez foi pioneira, sendo a primeira torcida organizada a ter como presidente uma mulher, eleita por maioria significativa no ano de 2012, reeleita em 2014 e novamente mantida no ano de 2016.

www.toc12.com.br

www.facebook.com/toc12oficial

www.instagram.com/camisa12dointer

www.twitter.com/camisa12dointer

NAÇÃO INDEPENDENTE

Fundada em 27 de Julho de 1992, a Nação Independente rapidamente ficou conhecida como a mais aguerrida das torcidas organizadas do Sport Club Internacional. Fiel em todos os momentos, sempre demonstrou seu apoio incondicional ao time dentro de campo.

Sempre foi também a torcida que mais se identifica com o "Povão", com as origens humildes do Clube do Povo, atraindo assim historicamente muitos colorados de fé, torcedores apaixonados que viam na Nação Independente uma acolhida diferenciada e uma oportunidade de se aproximar mais do seu Clube do coração, vivendo intensamente a rotina desta que veio a se tornar outra tradicional torcida organizada do Inter.

Localizada sempre em setores ao norte no Gigante da Beira-Rio, a NICV usa o lema “Uma Nação que ama o Inter”. Com sua cultura tradicional de torcida organizada, leva suas grandes faixas sempre presentes nos jogos dentro e fora de casa, suas bandeiras com mastro de bambu que ostentam orgulhosas o símbolo do nosso Inter e o mascote característico da torcida, além de sua musicalidade marcante com influências de samba, funk e outros ritmos brasileiros que marcam a cultura das arquibancadas coloradas.

facebook.com/TONação-Independente-Comando-Vermelho-282572685187803/
capitinganicv@yahoo.com.br

FICO - FORÇA INDEPENDENTE COLORADA

A FICO – Força Independente Colorada, foi fundada em 24 de abril de 1977, estreando no Gigante da Beira-Rio no jogo INTER X Corinthians, válido pela Libertadores da América, vencido pelo Colorado por 1 a 0, Gol de Dario, o Dadá Maravilha. Com muitas dificuldades, foi superando todos os obstáculos e conquistando cada vez mais o seu espaço, tornando-se uma das mais tradicionais torcidas do Rio Grande do Sul.
Seu lema inicialmente era "Força do Povão Colorado" e, mais recentemente, adotou a expressão "Sempre ao lado do Inter", lema que não serve apenas para definir que está sempre com o nosso Clube onde quer que ele jogue, mas para provar que nos bons e maus momentos, jamais o deixará só. Desde o princípio, uma das preocupações da FICO sempre foi procurar selecionar seus componentes, buscando fazer sua festa de forma ordeira, valorizando a amizade e disponibilizando o material para que assim todos fiquem uniformizados com as cores e nome da Torcida.

Localizada no anel superior do estádio Beira-Rio, no quadrante logo ao sul da zona livre, a FICO, também conhecida como Super FICO, tem hoje como suas características o uso de bandeirolas, bandeiras com mastro de bambu, os seus integrantes uniformizados e a sua banda que dialoga com os diversos elementos da cultura de arquibancada colorada. Outra característica marcante são as faixas da FICO sempre presentes também nos jogos fora de casa, fazendo jus ao seu lema: Sempre ao lado do Inter.

Sendo uma torcida organizada que por seus próprios preceitos sempre valorizou a união, a humildade, a boa relação com todos e principalmente o seu foco no apoio ao Inter, a FICO segue fazendo sua festa tradicional, sendo conhecida e respeitada pelos colorados como uma torcida tranquila e frequentada por homens e mulheres de todas as idades, extremamente fiel e sempre presente.

superfico.wixsite.com/superfico

facebook.com/super-fico-161098887319838/

instagram.com/superfico1977

twitter.com/superfico1977

FORÇA FEMININA COLORADA - FFC

A Força Feminina Colorada, FFC, foi fundada em 24 de maio de 2009, ano em que foi comemorado o centenário do Sport Club Internacional, com o objetivo de unir mulheres coloradas para apoiar o time e incentivá-lo. Primeira torcida organizada formada exclusivamente por mulheres no sul do Brasil e segunda a ser fundada e reconhecida no país, a FFC surgiu para romper preconceitos, mostrando toda a coragem, a determinação e a paixão das torcedoras coloradas em qualquer situação, seja nas arquibancadas do Beira-Rio ou onde mais o Inter for jogar.

Desde então, a Força Feminina Colorada vem em uma crescente, sendo cada vez mais respeitada, reconhecida e valorizada por todos os colorados devido à sua organização e dedicação em tudo o que faz. Localizada atualmente entre os portões 3 e 2 na arquibancada inferior, a FFC tem como características o uso de bandeirolas, faixas, uniforme e sua banda com influências da cultura colorada de arquibancada e de bandas marciais.

Outra forte característica da FFC é sua vocação e constantes iniciativas para realização de ações sociais e culturais. Assim, em 2016 teve início seu projeto de uma escola de música voltada para crianças e adolescentes de escolas públicas de comunidades carentes. Exemplo de atitudes positivas, foco de tranquilidade e apoio ao Inter, hoje a FFC tornou-se muito querida entre nossa torcida, atraindo adeptas e simpatizantes, não somente entre as mulheres, mas também conquistando a admiração de coloradas e colorados de todas as idades.

Seu slogan “Representatividade, Empoderamento e Paz no Futebol!”resume de forma muito clara os objetivos desta Torcida Organizada muito especial e que orgulha a todos dentro de nosso Clube, afinal: Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no estádio!

ffcolorada.blogspot.com.br

twitter.com/ff_colorada

ffcolorada@gmail.com 

Loja Virtual