Carlos Kluwe

Carlos Kluwe

Carlos Antônio Kluwe

O mais antigo ídolo do Inter

Carlos Antônio Kluwe foi o primeiro ídolo do Inter. Nascido em Bagé, veio para Porto Alegre para estudar medicina. Ingressou no Colorado em 1909, era capitão e atuava como centromédio. Destacava-se por ser habilidoso, ter chute forte e grande estatura (1,90m de altura). Jogou até 1915, ano em que se formou em medicina.

Gre-Nal: primeira vitória no clássico veio com goleada

Seis anos após a fundação, o Internacional goleava o seu principal adversário. Em 1915, Inter 4 x 1 Grêmio: era a primeira vitória colorada em Gre-Nais. O time que ganhou o primeiro clássico para os colorados tinha a seguinte formação: Baes, Simão e Dorneles; Bitu, Kluwe e Lucidio; Túlio, Osvaldo, Bendionda, Muller e Vares.

Em 1919, por falta de jogadores para a partida, Kluwe foi convidado, através de um abaixo assinado, para jogar contra o Grêmio. Depois de convencido, ele participou do embate marcando um dos gols na vitória do Inter pelo placar de 2 a 0. Muitos consideram que Kluwe moldou a vida do Internacional, impondo sua forte personalidade, tornando-se o principal responsável pelas vitórias alcançadas. Kluwe foi essencial nos primeiros anos do Clube. Tornou-se líder e principal jogador colorado na década de 1910.

Por Eduardo Cardozo (matéria publicada na revista do Inter - edição 80)
*Colaborou Leandro Fonseca, pesquisador do Museu do Inter



Voltar
Loja Virtual